Dicas e Turismo

Nosso tour pelo Salar de Uyuni

Post feito em parceria com World White Travel

Há alguns anos, escrevi um post sobre o Salar do Uyuni e a expedição feita até chegar nele, pois fiquei enfeitiçada pelas fotos que esse passeio podia gerar. E desde então, conhecer o salar, tornou-se, para mim, um sonho de viagem. Sonho esse que consegui realizar em março de 2013. E posso te garantir que todas as minhas expectativas foram atendidas, e que ver essas paisagens, às quais me referi no início, pessoalmente, não tem preço. É muito mais encantador.

Onde fica

O Salar do Uyuni fica na porção sul da Bolívia. A cidade de mesmo nome, é considerada uma das portas de entrada do salar. Ambos pertencem ao que eles chamam de distrito de Potosí.

Salar do Uyuni - Como chegar
Como chegar ao Salar do Uyuni

Esqueçam o avião por aqui. Você conseguirá chegar ao salar apenas de 4×4, e junto a uma expedição. Pois é algo extremamente complicado e perigoso, fazer a rota até o salar por conta própria e em carro não apropriado. O terreno é cruel!

Se começou sua viagem pela Bolívia, então poderá aproveitar expedições que partem da cidade de Potosí ou Uyuni. Se estiver na Argentina, pode partir através de Salta (me parece que existe um trem que parte de Villazon, em direção ao Uyuni). Mas se estiver no Chile, como nós estávamos, partirá então da cidade de San Pedro de Atacama.

Com a excursão que parte de San Pedro de Atacama, tínhamos duas opções. Terminá-la na cidade do Uyuni e daí, seguir viagem pela Bolívia, rumo a Potosí e Santa Cruz de La Sierra. Ou, como fizemos, retornar ao Chile. No primeiro caso, você levaria 3 dias, e no segundo 4.

Quando ir ao Salar do Uyuni

Entre os meses de janeiro e fevereiro, é a época de chuvas e portanto, cruzar o salar é impossível, mesmo com um 4×4. Em junho e julho, inverno, vai ser um pouco mais difícil de dormir nos refúgios, pois eles não tem aquecimento. Mas devo dizer, que no final de março, quando por lá estivemos, ele estava perfeito. Acredito que a última metade de março e o mês de abril, seriam os melhores meses para visitá-lo.

Salar do Uyuni - Onde Ficar
Onde ficar

A não ser que você pague os 2.400 dólares que as agências pedem para um tour especial, menos sofrível, você vai dormir nos mesmos refúgios que a maioria dos turistas que pagam seus 200 dólares por um tour básico, dormem.

Cada noite é dormida em um refúgio diferente, que não são tão bem estruturados como um hotel, obviamente, mas devo dizer que me surpreendi positivamente, principalmente com a comida. Esperava algo muito pior. Ao invés disso, foi uma boa aventura.

O que ver

Como disse, você provavelmente será membro integrante de uma excursão, e portanto, existirá um roteiro seguido um tanto quanto a risca, inclusive no que se refere aos horários, do que ver e fazer por lá. Não veja isso como uma coisa ruim. Sou uma viajante que gosta de fazer as coisas de forma independente, mas aqui meu amigo, isso não é possível. Se quiser viver essa aventura de forma segura e feliz, siga as recomendações de seu motorista/guia.

Como começamos o roteiro pelo Chile, vou falar sobre o itinerário que fizemos.

A primeira providência tomada, foi contratar a agência com a qual faríamos o passeio. Existem várias em San Pedro do Atacama, mas optamos pela World White Travel, que nos inspirou mais confiança.

Optamos pelo tour de 4 dias, com retorno a San Pedro, pois partiríamos para o Brasil, a partir de Calama.

Nesse post faremos apenas uma prévia de nosso roteiro. Posteriormente criaremos um post detalhado sobre cada um desses dias.

Salar do Uyuni - Primeiro dia

Primeiro dia

Um transfer nos pegou no Ayllu (hostel onde estávamos hospedados), e levou em direção a fronteira do Chile. Passamos pelas duas aduanas (Chile e Bolívia) e entramos em território boliviano.

Compramos o ingresso de 4 dias para a reserva nacional e iniciamos o nosso roteiro, que nesse dia compreendia: Laguna Blanca, Laguna Verde, Deserto de Dalí, Águas Termales, Geiser Sol da Mañana e Laguna Colorada.

Neste dia, dormimos em um refúgio a poucos quilômetros da Laguna Colorada.

Salar do Uyuni - Segundo dia

Segundo dia

Acordamos cedo e seguimos para o Árbol de Piedra e formações rochosas que existiam ao redor. Depois fomos às Lagunas Altiplanicas (Honda, Chiarcota, Hedionda e Cañapas), Salar de Chiguana, povoado de San Juan e chegamos ao hotel de sal onde passaríamos a noite e jantaríamos.

Salar do Uyuni - Terceiro dia

Terceiro dia

Finalmente o dia de conhecer o Salar do Uyuni chegou.

Vimos o sol nascer no salar, refletido em uma película de água que ainda estava presente no início do salar. Seguimos para o centro dele e terminamos na borda onde tinha “o” Hotel de Sal e os Montones de Sal.

Depois, compramos umas lembrancinhas no povoado de Colchani, almoçamos por lá e seguimos para o Cemitério de trens.

Nosso tour terminou na cidade do Uyuni, quando esperamos, na sede da World White Travel, o motorista que faria nosso retorno.

Dormimos em um refúgio no povoado de Villa Mar, à caminho da fronteira do Chile.

PS: Faz parte também dos roteiros deste dia, a visita à Isla del Pescado, como parte do salar. Mas atualmente ela encontra-se fechada a visitação, pois a camada de sal próxima a ela está frágil, pelo menos no período em que estivemos.

Quarto dia

Acordamos de madrugada, pegamos nosso jipe com nosso motorista e seguimos até a fronteira. Passamos novamente pelo processo de imigração nas duas aduanas, Boliviana e Chilena, e chegamos a San Pedro de Atacama.

Dicas

Não perca o papel de entrada no país e nem o ingresso ao parque. Vai precisar deles para sair ou terá que pagar uma taxa (que não é propina).

Leve uns 300 bolivianos com você, para comprar o ingresso do parque (150 bolivianos), poder ir ao banheiro durante os passeios, comprar souvenirs ou snacks.

Comprar lembrancinhas em Colchani é mais barato do que em San Pedro.

Pode ser que não consiga tomar banho nos refúgios por falta de água, então, leve os lencinhos umedecidos e lave seus cabelos um dia antes de iniciar a viagem.

Compre água no Chile e leve para a Bolívia. Nos foi recomendado levar 5 litros por pessoa para esses 4 dias.

Protetor solar, labial, óculos de sol e chapéu devem estar com você em todos os passeios.

Leve uma bateria extra para sua máquina fotográfica, nem sempre terá energia elétrica nos refúgios, tempo suficiente para recarregar sua máquina.

E a maior dica de todas… APROVEITE MUITO! Tudo que irá ver por aqui é único, e o salar pode estar com os seus dias contatos. Uma vez que é considerado a maior reserva de lítio do mundo (logo abaixo dos 12.000Km2 de camada sal), muitos países estão de olho para começar a explorá-lo.

Links externos

www.worldwhitetravel.com


30 Comentarios

Caraca, o Salar tá no top five dos meus desejos de viagens.

Salvando esse post nos favoritos! :)

bjos e abraços,
Jonathan Padua

Feito por Jonathan Padua — 7 de maio de 2013 @ 01:44



Só uma dúvida. Seria melhor fazer o Tour pelo Salar do Uyuni antes ou depois de ficar em San Pedro de Atacama?

Feito por Jonny — 27 de agosto de 2013 @ 02:19



Olá Jonny,
isso depende de onde gostaria de começar a sua viagem: Chile ou Bolívia.
Encontrei algumas pessoas que fizeram o inverso do que nós fizemos e disseram que conhecer o Uyuni antes, faz com que o Atacama perca sua graça, rs.
Abraços

Feito por admin — 22 de setembro de 2013 @ 13:15



Nossa…o Salar de Uyuni está na minha lista de prioridades. Quem sabe já consigo ir no próximo ano !!!
Abraços

Feito por Erick Stengrat — 20 de outubro de 2013 @ 13:32



Gostei muito de suas informações e vai me ajudar bastante a programar a minha viagem qdo eu puder!
Abraço

Feito por maria josé — 2 de novembro de 2013 @ 21:36



DESISTO NAO TEM HOTEL 5 ESTREASS TO FORA VOU VER SO PELAS FOTOGRAFIAS.

Feito por SILVIA CLEMENTE — 19 de novembro de 2013 @ 22:47



Até que tem, Silvia. Fiquei sabendo desse aqui – http://www.palaciodesal.com.bo

Feito por admin — 20 de novembro de 2013 @ 23:21



Bom dia,

Também contei as aventuras no salar de uyuni :

http://100dimensoes.blogspot.com.br/2013/11/salar-de-uyuni-lagoa-colorada-geiser.html

Abs
Josi Brignol

Feito por Josimara — 25 de novembro de 2013 @ 20:43



Olá, parabéns pelo posts.
estou me programando para ir viajar… nesses 4 dias em salar, em questão de valor, quanto que fico?
abraço

Feito por Fernando — 4 de dezembro de 2013 @ 01:06



Boa noite!
Achei os posts super interessantes, parabéns pela riqueza de dicas!!!
Estou programando ir ao Atacama em agosto de 2014 e gostaria muito de aproveitar e ir, também, ao Salar de Uyuni. Acha que é uma boa época?
O valor desse tour 4 dias, 3 noites, da agência World White Travel, é apenas duzentos e poucos dólares mesmo? Achei muito barato, por se tratar de uma passeio incrível.

Feito por Paulo Cesar Casagrande — 13 de janeiro de 2014 @ 01:14



Oi, estou indo para a Bolivia dia 27 de fev e pretendo ir dia 01 de marco comecar o passeio de 4 dias no salar. Nunca tinha ouvido falar q o salar era intrasitavel em algum periodo do ano, aqui foi o primeiro lugar que li. indo nessas datas irei conseguir fazer o passeio de 4dias e 3 noites no salar?

Feito por Ramon — 14 de janeiro de 2014 @ 21:23



Olá Paulo, tudo bem?
Ficamos felizes em saber que curtiu nossos posts.
No mês de agosto, as temperaturas estarão baixas por lá, principalmente à noite. Se quando estive, no dia em que dormimos em maior altitude, fazia -5 graus fora, acredito que em agosto, faça -15.
Leve um saco de dormir, ainda que ele seja usado com as cobertas por cima…rsrs.
Aconselho você a entrar em contato com a Milena (reservas@worldwhitetravel.com), diga que leu sobre ela em nosso blog e pergunte sobre o quão frio estará no Salar nesse mês. Aproveite também para confirmar o preço. Esse valor é referente a quando estivemos lá, março de 2013.

Feito por admin — 15 de janeiro de 2014 @ 00:28



Ramon, existe um período de chuvas por lá que ocorre no final do verão. Quando isso acontece, algumas áreas do Salar ficam restritas a visitação. A partir de Abril, as áreas ficam acessíveis novamente. Em nosso caso, estivemos por lá no final do mês de março e o salar estava perfeito. O suficiente de água para vermos um pouco o fenômeno de espelho do céu, mas também, com a camada de sal firme para atravessarmos com o carro. Não dá pra dizer que vai encontrar essa impossibilidade. Mas pode acontecer. Abraços

Feito por admin — 15 de janeiro de 2014 @ 00:35



Parabéns pelo blog.

Você acha que 1600 dólares da pra fazer Santiago 3 dias, deserto 4dias, bolivia 3 dias e cusco 4 dias? ficando em hostel e comendo em restaurantes econômicos?Sendo que o percurso entre esses países vai ser de ônibus?obrigado!

Feito por Wellington — 19 de fevereiro de 2014 @ 01:50



Olá Wellington, tudo bem?
Eu acredito que seja pouco. Ainda mais usando isso para hospedagem também.
Para você ter uma ideia, só em passeios no Atacama, gastamos cerca de 500 dólares por pessoa entre tour, transfer e alimentação para os 5 dias que passamos lá. E no Uyuni, forma mais 200 dólares para o Uyuni, sem contar os petiscos que compramos. Então, incluindo hospedagem, acho que será pouco.
Abraços
Daniella Mendes

Feito por admin — 23 de fevereiro de 2014 @ 12:59



Olá Fernando, gastamos cerca de 250 dólares por pessoa.
Abraços

Feito por admin — 23 de fevereiro de 2014 @ 14:06



Olá! Adorei o post! Principalmente pq é exatamente o q vou fazer e na mesma época do ano!
Só queria saber se é fácil arrumar agência em San Pedro para fazer a expedição até o Salar, já q estou indo sem nada pré-agendado.
Obrigada!!

Feito por Coral — 2 de março de 2014 @ 22:01



Com certeza Carol, a melhor coisa é deixar para contratar por lá. Eu confesso que fui um tanto quanto resistente a isso, pois geralmente, gosto de chegar no destino com o máximo das coisas já organizadas e planejadas. Mas meus amigos insistiram que era melhor fazer isso por lá, principalmente porque a concorrência vai permitir a você negociar preços.
Fizemos com a World White Travel que fica na Calle Caracoles. Fale com a Melina. Diga que viu a nossa indicação. Ela irá lhe ajudar.
Os motoristas deles foram fantásticos!
Abraços e boa viagem.
Daniella Mendes

Feito por admin — 3 de março de 2014 @ 00:01



Daniela parabéns pelo blog, as dicas são incríveis! Vou para o Atacama e de lá quero ir para Uyuni e retornar para Atacama neste passeio de 4 dias. Uma dúvida, para conhecer melhor o Atacama você me sugere mais quantos dias lá além dos 4 dias de ida e volta ao Uyuni?
Mto obrigada! Abraços!

Feito por Gabriela — 6 de março de 2014 @ 02:04



Olá

Para passar em Uyuni é necessário levar moeda boliviana, ou é possível se virar em pesos chilenos e/ou dólares?

Quanto levar se eu já fechar o tour em San Pedro?
Para fazer o tour que parte de San Pedro e retornar a San Pedro tenho que escolher o tour de 3/4 dias?

Obrigada,
Gabriela

Feito por Gabriela — 7 de março de 2014 @ 18:06



Olá Gabriela, tudo bem?
Para ir ao Uyuni, terá que levar a moeda local. Já irá utilizá-la logo no começo ao comprar o ingresso ao parque nacional, onde passará seus dias de tour por lá.
Nós levamos 450 bolivianos, sendo 150 para o ingresso por pessoa e o que sobrou para comprar snaks e lembrancinhas. Não que existam muitas oportunidades de compras por onde passamos, mas se por exemplo, quiser comprar alguma bebida como cerveja, à noite (em um dos refúgios tinha uma lojinha que vendia bebida alcoólica) e se for daquelas que gosta de comprar lembrancinhas (às margens do Salar tem uma vila onde uma de suas ruas está cheias de barraquinhas), então eu sugiro uns 250 à 300 bolivianos por pessoa.
Nós compramos nossos bolivianos na mesma agência que fez nosso passeio: World White Travel. E a vantagem de nossa escolha é que em nosso retorno, se ainda tivéssemos bolivianos, eles trocariam por pesos chilenos pelo mesmo câmbio que os adquirimos. Legal, né?
Se quiser sair e voltar para San Pedro, você tem que escolher o tour de 4 dias. Pois no terceiro você chega ao Salar e o quarto, serve para voltar ao Chile.
Espero ter ajudado.
Abraços
Daniella Mendes

Feito por admin — 9 de março de 2014 @ 12:14



Gabriela,
Nós ficamos 4 dias inteiros no Atacama, antes de ir ao Uyuni. E mais um dia depois que retornamos.
Acredito que esses 4 dias inteiros sejam suficientes para conhecer os passeios mais legais.
Dê uma olhada em nossa categoria, no Menu, sobre o Atacama. Vai ver todos os passeios que fizemos e os que não fizemos.
Abraços
Daniella Mendes

Feito por admin — 9 de março de 2014 @ 12:17



ola tdo bem gostaria de sua ajuda estou indo para uyuni em junho vou chegar la pela arg cid de purmamarca como faço para ir para uyuni qtos km nao estou conseguindo achar abrigada

Feito por eliane — 26 de março de 2014 @ 21:08



Olá Eliane, tudo bem? Pois é… Nem o Google Maps sabe como ir de Purmamarca até Uyuni. Encontrei essa operadora que atua na área de Juyjuy. Acho que seria interessante entrar em contato com eles, trocar uns e-mails, para ter informações sobre esse trajeto. Desculpe não conseguir ajudar mais. Abraços
Daniella Mendes

Feito por admin — 30 de março de 2014 @ 12:52



Olá!
Estou indo pro Atacama em setembro e gostaria de saber se vocês viram algum passeio de 3 dias e 2 noites de SPA-Uyuni-SPA. É possível ou eu estou viajando e não dá pra fazer o trajeto nesse período?
Abraço e obrigada pelas dicas! Já anotei várias!!!

Feito por Mariana — 28 de abril de 2014 @ 19:15



Olá Mariana, tudo bem?
3 dias e 2 noites existe apenas para o roteiros SPA-Uyuni. Se quiser retornar para San Pedro, vai precisar de 4 dias e 3 noites.
Mas eu sugiro que entre em contato via e-mail com a empresa que indicamos e pergunte a eles. Pode ser que tenham criado uma modalidade nova de passeio. Vale tentar o contato.
Abraços

Feito por admin — 2 de maio de 2014 @ 10:58



Olá, primeiramente muito obrigado por compartilhar suas experiências de viagem e por responder todas as perguntas com extrema atenção e delicadeza. Isso realmente faz toda diferença para quem quer se aventurar em uma viagem como essas.

Minha pergunta também pode parecer um tanto repetitiva, porém, aí vai: um amigo me recomendou fazer a viagem pelos desertos a começar pelo Uyuni. Segundo ele, chegar pela Bolívia é muito mais barato. Depois, ele seguiu para Salta e, por último, San Pedro de Atacama. Gostaria de sabe sua opinião sobre o roteiro sugerido por ele. Além disso, gostaria de saber quantos dias são ideais para fazer toda essa viagem.

Muito obrigado mais uma vez pela sua atenção e parabéns pelo site.

abraço,
Clauber

Feito por clauber volinsky — 2 de junho de 2014 @ 01:54



Olá Clauber, tudo bem?
Ficamos felizes em saber que gostou de nossas dicas.
E sim, é verdade, o passeio iniciando no Uyuni para San Pedro é mais barato.
Salta, eu nunca visitei.
Acredito que a melhor forma seria Uyuni – SPA – Salta. Sendo Uyuni 3 dias (é o tempo do tour), SPA 4 ou 5 dias e Salta, como disse, não conheço.
Espero ter ajudado.
Abraços

Feito por admin — 2 de junho de 2014 @ 10:58



Oi, td bem?

Pretendo fazer uma viagem bem parecida com a sua, portanto seu post foi bem valioso, obrigada por dividir!
Só fiquei com duvida no seguinte, tenho apenas 4 dias de folga, dá pra fazer esse trajeto todo? a Idéia é depois de ver o deserto (finalmente) já voltar pro Brasil, vale a pena ou o lugar precisa de mais atenção?

Obrigada,
Thamires

Feito por Thamires Lima — 15 de julho de 2014 @ 17:57



Tamires, tudo bem?
Quatro dias daria para fazer o passeio apenas, ou seja, precisaria de mais dias para considerar seu dia de chegada a Calama (San Pedro de Atacama), que foi onde começou nosso tour e o dia de retorno ao Brasil. Seriam seus dias de voo.
Para fazer isso tranqüilamente, seriam necessários pelo menos 7 dias.
Abraços

Feito por admin — 20 de novembro de 2014 @ 14:54



Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Comente aqui

twitter

Me on Google+