Dicas e Turismo

Salar de Uyuni, deserto de sal na Bolívia

Ontem, navegando pela internet me deparei com uma foto que à primeira vista pareceu algo surreal.

Achei realmente que fosse alguma montagem de photoshop, até ler a matéria e descobrir que esse lugar realmente existe.

E confesso que fiquei com muita vontade de conhecer.

Estou falando do Deserto de Sal que existe na Bolívia. Um dos maiores do mundo chamado de Salar de Uyuni.

Dizem que pra chegar até ele você vai levar cerca de 3 dias de viagem.

A viagem começa na cidade de São Pedro de Atacama que fica no norte do Chile e a expedição, é o que parece ser mesmo, é realizada por agências especializadas que encontram-se na mesma cidade de partida.

A travessia é feita de jipe, apropriado para o tipo de terreno pelo qual os turistas vão passar e com um guia especializado.

Não tenho certeza se o passeio pode ser feito por conta própria, mas mesmo eu como adepta a fazer coisas por conta própria, acredito que esse tipo de passeio deve ser feito com quem tem experiência.

Vou mostrar porquê.

No primeiro dia, como disse antes, você vai sair de São Pedro de Atacama e isso tudo já vai ser a 2800m de altitude.

O 4×4 vai passar por paisagens de areia dourada até o pé do Vulcão Licancabur onde você poderá avistar a Laguna Verde que vai transformar toda aquela paisagem em uma pintura. Isso descontando uma provável dor de cabeça ou mal estar que você poderá sentir, pois nesse ponto, você estará a 4500m de altitude.

Laguna Verde

Seguindo o caminho a paisagem vai se compor de gêiseres, que acabam deixando um forte odor de enxofre no ar e mais a frente você encontrará águas de aproximadamente 30ºC para tomar um belo banho.

Nesse ponto do roteiro, as agências pernoitam com seus turistas. Dizem que tem um alojamento à beira da Laguna Colorada que é lindíssimo graças a própria laguna.

Tem cerca de 50cm de profundidade e durante o dia está repleta de flamingos e sua cor vermelha é fruto da colônia de algas que nela existe.

Laguna Colorada

No segundo dia, a expedição vai cruzar o Disierto de Siloli cujo cenário é composto de grandes rochas que mais parecem florestas petrificadas como a famosa Arbol de Piedra.

Piedra Arbol

Aqui a expedição se mantém a 3600m o que não vai mais causar desconforto aos turistas e depois de passar por paisagens de montanhas nevadas no horizonte, as agências acabam fazendo seu segundo pernoite.

E finalmente no terceiro dia, depois de seguir 100Km em linha reta, adivinha?

Você chegou em Uyuni. Onde vai encontrar a paisagem surreal que te falei.

O deserto de sal, principalmente no verão, com seus 10mil quilômetros quadrados de superfície, faz você se sentir no céu.

Salar de Uyuni

Isso porque a neve das montanhas acabam derretendo e invadem esse deserto formando uma estreita película de água no chão que acaba refeltindo o céu e ai, parece que é tudo uma coisa só. Você não consegue identificar o horizonte. Onde termina o chão e onde começa o céu.

É realmente lindo!!!

Onde

No departamento de Potosí na Bolívia, fronteira com o Deserto de Atacama.

Quem faz

Existem roteiros como o descrito acima que começam no Chile, mas existem também aqueles que começam em La Paz na Bolívia.

Esses são os nomes de algumas agências recomendadas que realizam a travessia:

- Climb Tour Operator
- Natural Mar

passagem Veja aqui vôos para Calama no Chile.

hotel Veja aqui hotéis San Pedro de Atacama.

passagem Veja aqui vôos para La Paz.

hotel Veja aqui hotéis La Paz.


3 Comentarios

[...] alguns anos, escrevi um post sobre o Salar do Uyuni e a expedição feita até chegar nele, pois fiquei enfeitiçada pelas fotos que esse passeio podia [...]

Pingback por Nosso tour pelo Salar de Uyuni | Dicas e Turismo - Seu guia de viagem. As melhores dicas sobre turismo, viagem, destinos e pacotes turísticos. — 4 de maio de 2013 @ 19:25



Ola

estou louca pra fazer essa viagem com meu marido na nossa lua de mel. Não tenho a mínima ideia de por onde começar

quanto vou gastar

o que levar nessa viagem

pode me ajudar

desde ja agradeço

Bianca Ameida de Corumbá MS fronteira com a Bolívia

me ajude
por favor

Feito por Bianca — 23 de julho de 2014 @ 00:12



Olá Bianca, tudo bem?
Realmente essa é uma viagem fantástica. Além desse post, que você acabou de ler, temos outros que respondem a praticamente todas as dúvidas que você colocou. Basta clicar na categoria Bolívia, no menu do nosso site, que você terá acesso a todos esses posts.
Abraços

Feito por admin — 20 de novembro de 2014 @ 14:32



Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Comente aqui

twitter

Me on Google+