Carta Oyster – Oyster Card
A carta Oyster é a forma mais barata para viajar de ônibus, metrô (Tube), bondes, DLR e Londres Overground. É reutilizável e pode ser gerada online, protegendo também seus dados e crédito ao consumo.
Como adquirir
Para adquirir a Carta Oyter, você terá que fazer um depósito de 3£ no momento da aquisição na bilheteria. O mesmo será reembolsável na devolução do cartão.
Onde adquirir e recarregar
Em máquinas automáticas nas estações, bilheterias das estações de metrô e trens, Centros de Informações aos Passageiros, pelo site www.tfl.gov.uk e pelo telefone 0845 330 9876.
Você poderá também recarregar automaticamente no site www.tfl.gov.uk/oyster
Armazena até 90£.
Como utilizar
Para garantir que será cobrada a tarifa correta para a viagem de metrô (Tube), DLR, London Overground e alguns trens da National Rail onde o sistema é válido, você deve sempre convalidar o cartão no início e no final da viagem, apoiando-o no leitor amarelo.
A não convalidação no início e fim do percurso, implica o pagamento da respectiva tarifa máxima em dinheiro.
Nos ônibus e bondes, a carta deve ser convalidada apenas no início da viagem, com exceção dos bondes para Wimbledon. Nos ônibus os leitores localizam-se logo na entrada e nos bondes, os leitores localizam-se nas paradas.
Ao convalidar a carta Oyster, no leitor acenderá uma luz verde acompanhada de um sinal acústico (mais de dois dinais para as cartas de 5-10 anos e de 11-15 anos) indicando que a carta foi aceita. Ou uma luz vermelha acompanhada de dois sinais acústicos indicando que a carta não foi aceita. Nesse caso a viagem não será autorizada.
Modalidade de Consumo
– Pay as you go (pagamento de acordo com a utilização)
Método flexível de pagamento, que permite o acúmulo de crédito no cartão e a utilizá-lo em viagens simples, dando também a possibilidade de economizar em relação ao pagamento em dinheiro.
Com a carta, você paga sempre a tarifa mais baixa, mas se não utilizá-la, essa diferença não será reembolsável.
O crédito colocado na carta não vence, e uma vez exaurido, basta carregá-lo novamente.
Além disso, o limite diário di tarifação, permite realizar todas as viagens desejadas dentro de 24h (das 4:30h às 4:30h do dia seguinte), pagando sempre o preço do Travelcard ou ônibus e bonde diário equivalente.
O limite diário é calculado com base aos trechos percorridos e aos meios utilizados. Para aplicação do limite diário de tarifa exata, é necessário convalidar corretamente a carta no início e termino do percurso.
Apenas uma pessoa pode utilizar a carta Oyster caso escolha esse método de consumo. Contudo, quando não utilizá-la, pode imprestar a outra pessoa.
Você pode também combinar outras formas de consumo com a Pay as you go. Por exemplo:
– Bus & Tram Pass (ônibus e bonde)
Podem ser utilizados em todos os ônibus e bondes de Londres.
Fazendo a combinação, você poderá viajar além da zona coberta pela sua carta, desde que inicie e termine o percurso nas estações onde a carta é aceita no método de consumo. Caso utilize o National Rail onde seu método não é aceito, você terá que adiquirir um bilhete para esse perdurso.
– Travelcard
Pode ser utilizada na metropolitana (Tube), DLR, London Overground e National Rail, dentro das zonas cobertas pela sua carta e em todos os ônibus de Londres contrasenhados neste lugar. A Travelcard válida para as Zonas 3, 4, 5 ou 6, é válida também nos bondes.
Esse método permite a você utilizar os serviçoes da National Rail de Londres (exceto Heathrow Express e entre Heathrow e Hayes e Harlington na conexão Heathrow) nas zonas cobertas. E ainda usar o Pay as you go para pagar o Overground e os seguintes trechos da National Rail:
• Amersham – Marylebone
• Finsbury Park – King’s Cross/Moorgate
• Stratford – Liverpool Street
• Tottenham Hale/Seven Sisters – Stratford
• Upminster/Rainham (Essex) – Fenchurch Street/Liverpool Street via Barking (mas não a Forest Gate/Maryland)
• Walthamstow Central/Tottenham Hale/ Seven Sisters – Liverpool Street
• Watford Junction – Clapham Junction (Serviço Southern)
• Watford Junction – Euston (Serviço London Midland)
• West Drayton/Greenford – Paddington
• West Hampstead (Thameslink) – Moorgate/ Elephant & Castle/London Bridge
• West Ruislip – Marylebone.
Tarifas
Clique aqui para descobrir a tarifa a ser paga em seu percurso. Lá você poderá colocar a sua estação de origem e depois a estação de chegada, o tipo de tarifa (adulto, criança) e depois lique em “Show Fares”.
E então será mostrado o valor do percurso pago em dinheiro e pago com a Carta Oyster.
Atenção
A rede de transporte em Londres é dividida em zonas de 1 à 6. E isso pode significar uma alteração na tarifa caso você percorra entre zonas diferentes e também em horários de pico (seg. à sex. das 4:30h às 9:29h).
Veja aqui alterações tarifárias de acordo com zonas e horários.
Links externos
Seja o primeiro a comentar
Ninguem comentou ainda.
RSS feed for comments on this post.
Desculpe, comentarios encerrados no momento.