Dicas e Turismo

Trem na Itália

Não existe muitos problemas em se locomover dentro da Itália, principalmente entre as cidades turísticas que definitivamente não são poucas.

O trem foi um dos meios que mais utilizei para andar de uma cidade a outra. Existe um sistema bem organizado, seja dentro das estações ou navegando pela internet.

Nas estações você pode obter os bilhetes na própria bilheteria com os vendedores ou então dirigir-se a uns terminais eletrônicos onde você poderá escolher e comprar a sua passagem sozinho. Preste atenção se a máquina que está utilizando possui troco suficiente para a nota que você está inserindo, caso contrário a máquina devolverá a sua nota e então não conseguirá efetuar a operação.

Dica:

a máquina avisará que não tem troco. A palavra “troco” em italiano é “resto”.

Os bilhetes podem ser adquiridos também online no site www.trenitalia.it.

Mesmo que você não efetue a compra, poderá pesquisar no site valores, percursos e horários.

Dica:

Ida em italiano “andata” e volta “ritorno”. “Da dove vuoi partire” de onde quer partir e “Da dove vuoi arrivare” onde quer chegar.

trenitalia

Tenha cuidado com algumas coisas. Por exemplo, após comprar o bilhete, você deve se dirigir à plataforma correspondente ao seu trem. Preste bem atenção a isso. As estações geralmente possuem painéis informando o horário e plataforma dos trens.

Dica:

plataforma em italiano “binário”.

Geralmente, em cada plataforma existe uma espécie de “caixa” amarela que nada mais é do que um terminal de convalidação do bilhete comprado. É só inserir uma das pontas do seu bilhete nessas máquina alguns minutos antes de pegar o seu trem. Não faça isso muito tempo antes porque alguns bilhetes tem duração de apenas algumas horas. Isso é importante porque possivelmente durante sua viagem passará uma pessoa para verificar o seu bilhete e se o mesmo foi convalidado.

As vezes as pessoas deixam de comprar o bilhete porque pode acontecer do verificador não passar no trem durante a sua viagem. Mas nunca se sabe quando isso vai acontecer e se ele passar e você não tiver a passagem ou não tiver convalidado, você corre o risco de levar uma multa.

Algumas passagens possuem a opção “Tarifa amica”. É um tipo de tarifa que atribui cerca de 20% de desconto sobre tarifas de trens de média e longa duração, desde que comprados até meia noite do dia anterior ao dia de partida. Válido para bilhetes de no mínimo € 10 e para número limitado de assentos.

É possível também realizar viagens da Itália para outros países como França, Suiça e Alemanha.

passagem Veja aqui vôos para a Itália.

hotel Veja aqui hotéis em Roma.


19 Comentarios

Olá, gostaria de saber onde posso reservar assentos nos trems do Brasil.

Grata!

Feito por Marília — 25 de maio de 2011 @ 15:18



Ajudou e muito! :) Qualquer dúvida eu te pergunto!
Obrigaduuuuuuuuuuuuu
beijos

Feito por Marília Lucena — 24 de outubro de 2011 @ 18:23



Olá, estou indo para a Itália em março e gostaria de algumas dicas. Preciso (eu e minha esposa) tomar um trem de Roma até Ancona no dia 11 de março. Estou em dúvida sobre como comprar na internet: qual trem é o ideal, reserva, preços, etc. Vocês poderiam me ajudar?

Feito por Viktor Vidal — 18 de janeiro de 2012 @ 15:32



posso comprar passagem de trem veloz na estacao local? Os preco sao superiores a 70% dos valores normais? Vou Veneza aFlorenca e folrenca Roma dia 20/8 2013

Feito por celso carvalho — 1 de julho de 2013 @ 14:04



Olá Celso, você pode comprar os bilhetes de trem em qualquer estação de trem. Pelo menos, nos anos em que morei na Itália, isso era possível, sim.
Com relação ao percentual sobre o valor. Não necessariamente será 70% acima do valor do trem normal. Isso às vezes, pode ser menos ou maior. O que recomendo é que acesse o site da Trenitalia, faça uma pesquisa e compare os valores.

Daniella Mendes

Feito por admin — 6 de julho de 2013 @ 13:31



vou para italia agora em dezembro, e estou muito em dúvida de comprar um pass ou deixar para comprar as passagens lá. Estou achando que é mais vantagem comprar o pass… tem alguma dica?

Feito por Felipe — 31 de agosto de 2013 @ 01:02



Olá Felipe, para mim, nunca valeu a pena adquirir o pass. Sempre me limitou quanto ao número de dias e embarque. E acabava comprando os bilhetes diretamente na estação.
Aconselho você a levantar os lugares que quer visitar, número de dias e embarques que fará e compare o preço do pass com os valores do site da Trenitalia. Só assim terá certeza se será ou não vantajoso para você.
Abraços

Feito por admin — 22 de setembro de 2013 @ 13:24



QUANTO TEMPO ANTES DO HORARIO DO EMBARQUE TENHO QUE CHEGAR NA ESTAÇÃO DE TREM NA ITALIA PARA EMBARCAR?

Feito por JULIANO — 8 de outubro de 2013 @ 20:40



Olá, comprei meu bilhete através do site http://www.trenitalia.it. Com o bilhete impresso já é possível apresentar e viajar ou é necessário efetuar alguma troca na estação? Como acontece?
Grato,

Tyrone

Feito por Tyrone — 22 de outubro de 2013 @ 22:13



Olá Tyrone, quando morava na Itália, há mais de 3 anos atrás, era só imprimir ou mostrar o código de barras no celular mesmo. Mas para evitar transtornos com o controlador dentro do trem, sugiro que mostre o papel impresso na bilheteria para ver se precisa fazer alguma troca. Abraços e boa viagem!

Feito por admin — 23 de outubro de 2013 @ 10:05



Olha Juliano… se não for feriado ou nenhuma outra data comemorativa, acredito que de 30 à 40min, seja suficiente. Era o que fazíamos quando pegávamos o trem. Abraços

Feito por admin — 26 de outubro de 2013 @ 12:47



gostaria de saber se há trem direto de Lecce para Roma e a duração da viagem.

Feito por argos — 13 de janeiro de 2014 @ 14:52



Sim Argos, verifiquei que no site da Trenitalia existem opções de trens diretos e que duram cerca de 5:30h. É só acessar o site para ver valores e horários disponíveis. Abraços Daniella Mendes

Feito por admin — 15 de janeiro de 2014 @ 00:39



Você pode me informar se é possível levar bagagens no trem (malas) e se tem custo adicional?

Feito por Maria de Fatima — 20 de fevereiro de 2014 @ 20:56



Olá Maria, tudo bem?
Já chegamos a viajar por 3 vezes de Catania (Sicilia) a Roma com 2 malas grandes cada um e uma de mão.
E nunca pagamos nada.
Mas não custa entrar no site da Trenitalia para ver as linhas menores.
Abraços
Daniella Mendes

Feito por admin — 23 de fevereiro de 2014 @ 12:47



Comprei vários tkts de trem pelo site e o horário está errado, no site trenitalia fala que só posso trocar antes da viagem e não pelo site. Eu posso trocar assim que chegar na Itália em qualquer estação de trem ou tem que ser em Veneza S. Lucia que o local de partida? Obrigado

Feito por Viviane — 13 de junho de 2014 @ 15:02



Olá Viviane, a primeira coisa a fazer é ver se a tarifa do seu bilhete permite a troca de horário. Se adquiriu uma Super Economy, não terá direito a troca. Se for uma Economy, veja: “Con il biglietto Economy puoi cambiare esclusivamente la data o l’ora di partenza, una sola volta e fino alla partenza del treno, scegliendo un viaggio con la stessa categoria di treno o tipologia di servizio e pagando la differenza rispetto al corrispondente prezzo Base intero.

Puoi effettuare il cambio data/ora presso qualsiasi biglietteria di stazione o presso l’agenzia di viaggio in cui lo hai acquistato (escluse le agenzie web) e su questo sito, solo se hai acquistato il biglietto online su http://www.trenitalia.com (ad eccezione dei biglietti per viaggi con treni internazionali).”
Ou seja, pode sim trocar em qualquer bilheteria, até o dia da saída.
Espero ter ajudado.
Abraços
Daniella Mendes

Feito por admin — 14 de junho de 2014 @ 12:11



olá! Em primeiro lugar, parabéns pelo post. Muito útil e esclarecedor!
Estou no site da Trenitalia para comprar 2 trajetos para setembro de 2014: Roma-Firenze e Firenze-Veneza. Como faço para saber qual o tipo de trem (se é normal ou aqueles de luxo, alta velocidade, etc)? Na coluna “trem” aparece escrito apenas FRECCIARGENTO. O preço está 19 euros, é um bom preço? Tem um negócio escrito offer “super economy”. Isso é o mesmo que a tarifa MINI? Vc acha que é bom eu comprar estas passagens, ou comprando na hora sai mais barato?
Obrigada!

Feito por Priscila — 16 de junho de 2014 @ 17:43



Olá Priscila, tudo bem?
Frecciargento é o nome do trem. Ele é do tipo TGV, ou seja, trem de grande velocidade. O preço não está ruim.
Você pode até encontrar um preço menor direto na bilheteria, mas serão opções onde provavelmente deverá fazer algumas baldeações e o trajeto pode ser mais demorado.
Eu acho que a tarifa MINI não existe mais. Foi provavelmente substituída pela Super Economy. E ela possui restrições do tipo: não reembolsável e não é possível trocar as datas e trechos.
Sobre comprar antes ou na bilheteria, acredito que você não encontrará diferença no preço.

Espero ter ajudado.
Abraços e boa viagem.

Feito por admin — 19 de junho de 2014 @ 13:53



Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Comente aqui

hoteis-booking







pesquise hotéis

pesquise passagens

videos

onde fica

    veja também

  1. Metrô em Viena
  2. Metrô em Paris
  3. Metrô de Nova York
  4. Aeroporto de Atenas
  5. Dicas de onde se hospedar em Roma

twitter

Me on Google+