Dicas e Turismo

Toscana: Alguns passeios que você não sabia que existiam!

Após escrever um pouco sobre a aventura de uma adorável viajante e uma guia brasileira que lhe apresentou uma Toscana diferente e mais interessante, resolvi pesquisar mais a fundo essa história e descobri alguns tours bem intrigantes. São passeios que nem imaginava que existiam e aposto que você também não.

Três deles me chamaram muito a atenção. E logo abaixo falarei um pouco sobre cada um.

O primeiro foi o intitulado tour “Florença misteriosa”. Acho que só essa palavra, misteriosa, já pode atiçar a sua curiosidade e imaginação.

Esse é um passeio que pode acontecer em qualquer dia do ano e tem a duração de aproximadamente 2 horas. Uma guia brasileira, que mora na Itália, terá o prazer de caminhar com você e te contar um pouco sobre curiosas histórias da cidade de Firenze, o berço do renascimento italiano.

Você terá a oportunidade de aprender mais sobre o povo fiorentino e seus costumes, assim como os intrigantes contos da família Médici, que por muitos séculos governou a cidade e cujas histórias envolvem situações de atentados, assassinatos e traições. Poderá ainda passear pelas ruelas onde muitos mistérios aconteceram e tentar desvendar os segredos que moram nos monumentos e obras de arte expostos em galerias, na lógica da construção das igrejas e nas lendas que pairam por esta cidade tão enigmática.

Só para atiçar um pouco, uma das histórias que vai ouvir, e inclusive ver o “objeto” que a sustenta até hoje, será o chamado “Inconveniente”. Perfil esculpido em uma das pedras do Palazzo Vecchio, de um cidadão um tanto quanto desagradável. E o que tem de mais interessante nisso? Diz a lenda que foi esculpido pelo mestre Michelangelo, na tentativa de fazer ver a este “inconveniente”(daí o nome), o quão bom ele era em seu trabalho. Essa história conta que esse inadequado cidadão, aborrecia Michelangelo, todos os dias em que passava por esse local a caminho de seu laboratório, com críticas ruins sobre seu trabalho. Até que um belo dia, o mestre resolveu provar o contrário. E de costas para ele, esculpiu seu perfil de forma perfeita nessa pedra, que até hoje encontra-se ali para ser apreciada pelos que passam por ela.

Toscana 5

Um outro tour bem interessante é o chamado “Caça as trufas”!

Para quem não sabe, essas trufas (chamadas tartufo, em italiano), são uma espécie de fungos comestíveis típicos da Itália e muito raros. São utilizadas na preparação de alguns pratos, como a pasta ao molho de tartufo ou mesmo recheadas com ele. Podem ter 3 tipos de coloração: a rosa, preta e a branca, considerada a melhor e mais rara, podendo custar até 3.500 euros o quilo. Crescem no subsolo, entre 10 a 30 cm abaixo dele, inicialmente ligadas a raízes de árvores. Daí vem a tradicional forma de coletá-las.

Existem pessoas especializadas em encontrá-las, curiosamente acompanhadas de cachorros com o faro treinado para caçá-las. Para removê-las, é preciso muito cuidado para não feri-las ou quebra-las.

Esse tour acontece na região de San Miniato, a terra do tartufo na Toscana, único local onde é possível encontrá-las o ano todo. O passeio dura aproximadamente uma manhã inteira e no final, você pode ainda preparar um prato com essa delicada iguaria italiana, colhida por você e degustá-la. Tudo isso em um ambiente familiar italiano, orientado por uma chef também italiana. Tá com água na boca? Então saiba que esse seu menu será composto, geralmente, por um delicioso antepasto, um belo risoto ou tagliatelle com trufas e é claro, uma saborosa taça de vinho. E você ainda leva pra casa a receita em português!

É realmente uma espécie de caça ao tesouro, visto o quão peculiar e às vezes raras, são as oportunidades de encontrá-las. E nunca se sabe! Pode ser que você acabe achando uma bela e grande trufa branca! Já pensou?

Toscana 4

E aproveitando o gancho da cozinha italiana, você sabia que pode sair da Itália sabendo fazer uma bela pasta como um bom italiano? E não digo apenas colocar o macarrão para cozinhar, mas sim, produzir esse macarrão, essa massa.

O site www.passeiosnatoscana.com, propõe duas versões para essa atividade. Uma delas seria fazer um curso onde aprenderá a preparar a massa fresca, utilizando ingredientes como farinha e ovos e de acordo com algumas tradições italianas de confecção. Será orientado por um chef especialista italiano, mas não se preocupe, pois a sua guia brasileira estará ao seu lado e irá traduzir tudo para você. Não correrá o risco de perder nenhuma dica.

Toscana 3

Já a segunda versão dessa atividade, seria ir a compras com uma renomada chef italiana, comprar ingredientes para posteriormente cozinhar um delicioso menu toscano em sua própria casa, que tem seu charme à parte, repleta de obras de arte e em estilo renascentista. Há!!! Só um detalhe que eu ia quase esquecendo. Foi esta mesma chef que deu aulas para a Kate, a esposa do Príncipe William. Chique, não é?

A primeira versão dura aproximadamente 3 horas e a segunda, de 4 a 5 horas.

Interessante esses passeios, não achou? Acabei encontrando em uma busca no site www.passeiosnatoscana.com. Se você está com sua viagem comprada para a Itália e precisa ainda montar o seu roteiro com alguns tours imperdíveis, e necessita da ajuda de uma guia que explique tudo de uma forma que você possa entender, dê uma passadinha no site, veja os tours que mais te agradam e entre em contato com elas. Aposto que sua viagem será mais rica e inesquecível dessa forma!


Um Comentario

[...] Dicas e Turismo: Toscana: alguns passeios que você nem sabia que existiam! [...]

Pingback por "Caçando" trufas negras na Itália: como foi, como faz e como é mágica a experiência | Dondeando por aí...Dondeando por aí… — 5 de agosto de 2013 @ 15:40



Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Comente aqui

twitter

Me on Google+