Dicas e Turismo

Roteiro Salvador e Praia do Forte

Caros leitores, visitei o Salão São Paulo esse ano (2011) e a organização do evento, em nome do Ministério do Turismo, entregou um guia com algumas sugestões de roteiros no Brasil.

Com tempo, vou tentar colocar todos aqui, para que aqueles que não visitaram, tenham acesso também (apesar de acreditar que essas informações estejam no site do ministério).

Esse roteiro veio a calhar, pois meus amigos cariocas Thiago e Carine, estão à procura de idéias de roteiros para viajarem no Brasil esse ano.

Leitores, Thi e Cá, ai vai um pouquinho da nossa Bahia.

Principais atrativos

Salvador:

Baía de Todos os Santos (passeio de barco), Centro Histórico e Pelourinho, Feira Popular de São Joaquim, Terreiro de Axé Popo Afonjá, Teatro Gregório de Matos (Apresentação do Balé Folclórico da Bahia), Instituto Mauá e Mercado Modelo.

Mata de São João:

Praia do Forte, Projeto Tamar (preservação das tartarugas marinhas) e Instituto Baleia Jubarte.

Rios Pijuca e Imbassaí.

Reserva de Mata Atlântica de Camurugipe.

Roteiro

Salvador

Salvador

O roteiro elaborado pelo Ministério do Turismo sugere um passeio de barco pelas águas da Baía de Todos os Santos assim como fizeram os primeiros visitantes europeus.

Nestas águas existem mais 50 ilhas paradisíacas.

Visite o centro histórico de Salvador, famoso pelo Pelourinho, considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco e que reúne cerca de 800 casarões dos séculos XVII e XVIII. Durante alguns períodos do ano, é possível assistir à demonstrações artísticas nesse lugar, que trazem alegria à vida de nossos baianos.

A Baía de Todos os Santos por sua vez, é considerada um cartão postal com o mar e suas embarcações à frente e a cidade atrás.

Outros pontos obrigatórios são as famosas e antigas igrejas que, segundo a Arquidiocese de São Salvador da Bahia, somam já 372 templos católicos.

A Igreja mais visitada da cidade é a Igreja do Bom Fim, dedicada ao mesmo santo das fitinhas que todos trazem de lá como lembrança.

No mês de Janeiro, duas quintas-feiras depois do Dia de Reis, ocorre a lavagem das escadarias dessa igreja. Baianas vestidas à caráter, lavam as escadas com seus baldes cheios de água perfumada.

Seguindo o roteiro, visite o Mercado Modelo e adquira uns artesanatos por lá. E ali bem próximo, encontrará o Elevador Lacerda, que liga a Cidade Baixa à Cidade Alta.

Esse último, é muito visto em cartões postais da cidade. E de cima, você tem uma vista espetacular da cidade.

O Farol da Barra é outra atração que não pode ser deixada de lado.

Praia do Fortes

Praia do Forte

Além de um ótimo lugar para curtir uma praia na Bahia, você também pode aproveitar para conhecer um projeto, bem famoso, responsável pela preservação da vida das tartarugas marinhas chamado Projeto Tamar.

Além dele, o Instituto Baleia Jubarte desempenha o mesmo papel na proteção das baleias dessa espécie. Nos meses de julho a novembro, essas baleias aproximam-se da região de Abrolhos na Bahia para acasalar a dar a luz a seus filhotes. Nesse período, é possível realizar passeios de barco no local e avistar algumas delas nadando por lá.

Outro passeio bem legal de se fazer é o Mergulho nas Piscinas Naturais da Praia do Forte com snorkel e tudo mais. Uma empresa que realiza tais passeios é a Porto Mar Passeios Turísticos (www.portomar.com.br).

A charmosa Vila da Praia do Forte com seus vários restaurantes e lojas também ter que ser visitada.

Já na Mata de São João, você tem a opção de realizar um passeio de barco pelos Rios Imbassaí e Pojuca, visitar a reserva de Mata Atlântica de Camurugipe e a Vila da Praia do Forte.

Links esternos

www.tamar.org.br
www.baleiajubarte.org.br
www.salvador.ba.gov.br

passagem Veja aqui voos para Salvador.

hotel Veja aqui hotéis em Salvador.


Seja o primeiro a comentar

Ninguem comentou ainda.

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Comente aqui

twitter

Me on Google+