Dicas e Turismo

Onde ficar e comer no Salar de Uyuni

Confesso que essa questão foi a segunda que mais me preocupou durante essa viagem, logo após a preocupação do carro quebrar e nos perdermos, rsrs.

No final das contas, ambas preocupações foram totalmente desnecessárias. A primeira pelo bom motorista que tivemos e a segunda, por tudo que vou contar logo a seguir sobre nossos alojamentos e refeições.

Refúgios do Salar do Uyuni 2
Primeiro alojamento

O alojamento era grande o suficiente para abrigar todos os grupos, de todos os jipes, de todas as agências que estavam realizando essa viagem.

O quarto era coletivo, mas abrigava somente as pessoas de um mesmo veículo. Exceto os motoristas, que dormiam em quarto separado. Não espere pelo conforto de um hotel 5 estrelas, mas devo dizer que o colchão era bom, as roupas de cama limpas e cada cama tinha cerca de 4 cobertores.

Se viajar em época muito fría, sugiro levar um saco de dormir e se enfiar dentro dele… rsrs Não existe aquecedor no quarto e em março a temperatura que enfrentamos foi de 5 graus dentro do quarto e acho que alguma coisa negativa lá fora. Nem pensei em sair para ter certeza disso, rsrs.

O banheiro é coletivo, e não existem chuveiros por aqui. Os lencinhos umedecidos serão a sua salvação para essa noite. Me parece que em uma das pontas tinha um local para um banho rápido (e pago), que não daria para todos, mas não sei se estava funcionando. E de lá, até a outra ponta onde estávamos alojados, teria que fazer uma boa caminhada no frio até nosso quarto. Conclusão… E vivam os lenços umedecidos!!!

As baterias podem ser carregadas apenas por um período de 3h, pois durante a noite, a luz geral é desligada e apenas a sua lanterna irá ajudar você, te guiando até o banheiro para aquele xixi noturno.

Quando aqui chegamos, já estávamos nas primeiras horas da tarde, mas ainda assim, almoçamos uma comida deliciosa: filé de frango à milanesa, pure de batatas e salada de tomates com avocato. De sobremesa, bananas. E para beber, Coca Cola! Nada mal, não é?

Depois, tivemos ainda um café da tarde, quando retornamos da Laguna Colorada que fica próxima a esse refúgio. Comemos bolacha água e sal e tomamos um chá.

Descobrimos também que existiam 2 pequenas lojas que vendiam bebidas como cerveja e vinho ali ao lado, no meio do nada. Se quiser beber alguma coisa, essa será sua única opção. Compre-as e beba no refúgio. E isso foi o que o João, Matheus e Franco fizeram, logo após o jantar onde tomamos sopa de legumes, pão e macarrão com molho de tomate.

Por volta das 22h, as luzes se apagaram e fomos todos dormir.

Refúgios do Salar do Uyuni 13
Segundo alojamento

Acordamos cedo, tomamos nosso café da manhã com chá, bolachas, pão e manteiga e partimos por volta das 7h.

Assim como já contei para você em outro post, o almoço desse dia foi feito no carro, em uma das lagunas que paramos para visitar. Se quiser refrescar a memória, clique aqui – Salar do Uyuni – Segundo dia

Ao alojamento chegamos no final do dia e conseguimos pegar um quarto duplo para mim e para o Franco e um outro para Matheus e João. Fizemos um lanche da tarde também com bolachas e chás e fomos ver como funcionava o chuveiro por lá.

Tinha chuveiro sim, mas a água não era abundante e a temperatura oscilava constantemente. Para o tamanho dos meus cabelos, não seria nada viável lavá-lo ali. Ainda mais quando não era possível demorar muito embaixo dele.

Às 20h o jantar foi servido e mais uma vez estava saboroso: sopa com pão, arroz de quinoa, batatas fritas e bisteca de porco. Aqui, ganhamos ainda uma garrafa de vinho!!!

A questão da energia era a mesma. Poucas tomadas para servir a todos e por um período de 3h também. Sugestão? Leve um benjamim.

Esse hotel é particular, pois tudo nele é feito de sal: chão, paredes, mesas, cadeiras e camas. Muito interessante, você vai ver!

Refúgios do Salar do Uyuni 21
Terceiro alojamento

O almoço do terceiro dia também foi preparado pela manhã no segundo alojamento e comemos durante o percurso. Paramos em uma espécie de restaurante, mas só utilizamos as mesas, assim como todos os outros grupos fizeram. Louis preparou nossa mesa enquanto olhávamos a feirinha de Colchani e no menu tínhamos macarrão, frango, salada, laranjas e coca cola.

O nosso terceiro alojamento, onde dormimos no terceiro dia, era o mais simples de todos e como estávamos agora em 3 e nosso quarto tinham 4 camas, tivemos uma hóspede de outro jipe. Mas ainda assim, correu tudo bem.

Achei o banheiro deste refúgio bem melhor, e ainda que tivéssemos sido avisados que neste povoado às vezes falta água, deu pra tomar um banho gostoso. Água mais abundante e quentinha. Os banheiros aqui também são compartilhados.

O jantar foi praticamente o mesmo. Sopa e macarrão depois.

Dos 3 refúgios em que ficamos hospedados, os dois primeiros tiveram a melhor comida.

Dicas

Não sei se foi impressão minha, mas tivemos preferência em muitas coisas por estarmos com a World White Travel.

Nosso motorista sempre chegava antes dos outros nos refúgios e consequentemente conseguíamos escolher os melhores quartos. Onde era possível tomar banho, tomávamos primeiro pois já havíamos deixado pago com a agência (existem agências que não cobram antes de você, e nos refúgios onde existem chuveiro, vai ter que pagar 10 bolivianos para utilizá-los). Até o vinho do segundo refúgio, nos foi dada a opção de escolher antes de todos.

Não sei se por eles serem bolivianos, mas nos sentimos privilegiados por estarmos com essa agência.

- Leve uns snacks com você para não passar fome entre uma refeição e outra.

- Leve sim os 3 a 5 litros de água recomendados. Não deverá tomar a água daqui.

- Meninas: lavem bem os cabelos antes de embarcar nessa trip. Pode ser que só consiga lavá-los novamente quando chegar a San Pedro de Atacama.

Links externos

Fizemos nosso tour pelo Uyuni com a agência www.worldwhitetravel.com


2 Comentarios

Oi, vi que muitas agencias oferecem o mesmo tipo de pacotes (inclusive a WWT), uns privados (+- U$2000,00) e outros coletivos de (+-200,00). qual destes vcs fizeram para relatar este post?

Comparando umas 3 agencias vi q seguem o msm roteiro e praticamente os mesmos hoteis. sei que os banheiros sao precarios, mas há opcoes melhores de banheiros no caminhos? nos restaurantes ???

Feito por Israel Tannus — 4 de fevereiro de 2014 @ 19:01



Olá Israel, tudo bem?
Nós fizemos o tour de 200 dólares. E sim, as agências fazem o mesmo roteiro. Aliás, fique esperto caso saiam do caminho, pois se acontecer algo com o carro, vocês estarão fora da rota dos outros guias.
Se pegar o tour de 200 dólares, não tem como melhorar os banheiros. Se pegar o mais caro, provavelmente ficará em um hotel com melhor estrutura. Mas lembre-se… ainda assim não será a melhor das estruturas.
E restaurante? Eles não existem nesses tours. As refeições você fará no caminho do passeio, no carro, como apresentamos em alguns posts. Ou nos refúgios, assim que você chegar.
Espero ter ajudado.
Abraços

Feito por admin — 5 de julho de 2014 @ 13:14



Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Comente aqui

twitter

Me on Google+