Dicas e Turismo

Roteiro de final de semana pela cidade de São Paulo

A cidade de São Paulo é uma das cidades mais visitadas no Brasil. Seja por viajantes que chegam para realizar reuniões de negócios, por viajantes que são motivados por grandes eventos como a última Copa do Mundo que aconteceu, ou ainda que, simplesmente querem conhecer uma das cidades mais importantes para a economia no nosso país.

Seja qual for a sua motivação, lembrando ainda que temos um grande fluxo de brasileiros que também chegam para conhecer a cidade de São Paulo, tenho certeza que pelo menos um final de semana você deverá reservar para conhecê-la. E para dar uma mãozinha, deixarei aqui, para você, uma sugestão de roteiro de um final de semana pela grande cidade de São Paulo.

A ideia desse roteiro é trazer alguns pontos importantes do nosso centro histórico e também de ícones da nossa cidade.

Em uma manhã de sábado, a primeira sugestão é tomar um café da manhã tradicional com aquele pão com manteiga na chapa e um perfumado expresso ou café com leite, para acompanhar. A sugestão é fazer essa refeição na Padaria Bella Paulista localizada na Rua Haddock Lobo. Para chegar aqui, basta descer na estação de metro Consolação.

Em seguida, retorne à Av. Paulista, uma das mais importantes avenidas de São Paulo, onde você poderá caminhar e apreciar um pouco dos prédios empresariais e comércio que ali estão. Caminhe por ela até chegar ao MASP – Museu de Artes de São Paulo. Ao longo de seu percurso estarão a Livraria Cultura, o Edifício Funcef e também o Parque Trianon.

Uma boa pedida é visitar o MASP por dentro e apreciar exposições que ali estão, provisórias e permanentes, além de observar o próprio edifício onde ele se encontra, projetado pela arquiteta Lina Bo Bardi, com seu curioso vão abaixo, de seus mais de 70 metros.

Roteiro de São Paulo 1

Se nesse momento bateu aquela fome, pegue o metrô na estação Trianon-Masp, próximo ao museu e dirija-se para o Mercado Municipal. Você irá descer na estação São Bento. De lá, dirija-se até o Mercado Municipal e se pelo caminho quiser conhecer onde os paulistanos gostam de ir também para fazer umas comprinhas, sem gastar muito, chegue até ele passando pela famosa Rua 25 de Março.

Ao chegar no Mercadão, como gostamos de chama-lo, dirija-se ao piso superior. Lá encontrará alguns restaurantes e lanchonetes que vendem alguns ícones da gastronomia paulista como o famoso sanduiche de mortadela, de pernil ou ainda o tão requisitado pastel de bacalhau.

Roteiro de São Paulo 2

Após apreciar essas iguarias, caminhe até a estação de trem Luz. A própria construção da estação impressiona por conservar ainda traços do poder paulista no auge da chamada República do café com leite.

Se quiser apreciar um pouco mais de nossas atrações culturais, próximos a estação estão o Museu da Língua Portuguesa, interativo e super atrativo para um passeio com as crianças ou ainda a Pinacoteca do Estado, o mais antigo museu de arte da cidade, onde estão importantes obras de Almeida Júnior, Benedito Calixto, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Di Cavalcanti e muitos outros.

Para uma saída à noite, recomendamos um dos muitos bares da Vila Madalena. Para chegar até esse bairro, que ganhou destaque especial no período da Copa do Mundo 2014, existe uma estação de mesmo nome, ou, se preferir, acredito que o taxi será nesse período do dia, uma das melhores opções. Mesmo porque o metrô não funciona 24h e para voltar para seu hotel, irá definitivamente precisar de um.

Roteiro de São Paulo 3

No domingo, pela manhã, você pode começar o dia visitando a feira popular da Praça da República. Basta descer na estação de mesmo nome e a praça estará bem a sua frente. Essa feira acontece apenas aos domingos, e nela você irá encontrar peças de artesanatos, decoração, esculturas, bijuterias e algumas barraquinhas de alimentação com lanches e doces. Geralmente são os próprios artesãos e artistas que estão ali vendendo suas obras.

blog4

Em seguida, suba um pouco a Av. Ipiranga para apreciar alguns edifícios importantes que estão ali. Um deles é o Edifício Copan com um desenho diferente, curvo, projetado pelo famoso arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer. Próximo a ele está também o Edifício Itália, na esquina da Av. Ipiranga com a Av. São Luís. Com mais de 150m de altura, esse edifício é considerado patrimônio histórico da cidade e no seu topo, servindo ainda de um espetacular mirante da cidade, está o restaurante Terraço Itália.

blog3

Para continuar o percurso do centro histórico, retorne à Praça da República, e pela Rua Vinte e Quatro de Maio, chegue ao nosso querido Teatro Municipal de São Paulo. Sua construção foi inspirada na Ópera de Paris e foi palco da Semana de Arte Moderna que aconteceu no ano de 1922. Ele é também a sede da Orquestra Sinfônica da cidade e do corpo de Ballet. Existem visitas guiadas internas que acontecem durante a semana, sábados e feriados. Para ter acesso aos horários, basta acessar o site oficial.

Se estiver de frente para o teatro e olhar à sua direita, poderá ver outro ponto histórico importante da cidade de São Paulo: o Viaduto do Chá. Em uma de suas pontas está o Shopping Light e na outra, o prédio da Prefeitura de São Paulo, e abaixo dele está o Vale do Anhangabaú. Este foi o primeiro viaduto construído em São Paulo.

blog10

Se nesse momento a fome bateu novamente, a dica é pegar o metrô Anhangabaú, que estará próximo a esses pontos e seguir para o bairro da Liberdade. Aqui você conhecerá a maior comunidade japonesa da nossa cidade.

Além de encontrar muitas lojas que vendem produtos típicos desse país e as próprias pessoas que são filhos de imigrantes japoneses, você terá a oportunidade de realizar sua refeição em um dos muitos restaurantes japoneses que existem por lá.

blog11

Você poderá apreciar um pouco mais da história de São Paulo, se seguir então até a Praça da Sé, o marco zero da nossa cidade e onde está localizado a Catedral da Sé, a mais importante das igrejas da cidade. É possível entrar e conhecê-la por dentro.

Após a visita, siga pela Praça da Sé em direção à Rua Boa Vista, até a Praça Manuel da Nobrega. Lá você encontrará o Pátio do Colégio, outro importante ponto da cidade. Foi aqui onde São Paulo nasceu, a partir de uma cabana em que jesuítas se reuniam, dentre eles José de Anchieta e Manuel da Nobrega. Aqui está também o Museu do Pátio do Colégio com um lindo jardim interno para fazer uma pausa em seu roteiro.

Roteiro de São Paulo 1

Continue seguindo a Rua Boa Vista e ao passar pelas ruas João Brícola e São Bento, aproveite para dar uma espiada (à esquerda) na construção de dois importantes prédios da cidade. Na Rua São Bento você poderá ver o famoso Edifício Martinelli, considerado o primeiro arranha céu da América Latina, na rua que fica atrás, paralela a essa (João Brícola), estará o Edifício Altino Arantes, conhecido também como o Prédio do Banespa e considerado um dos cartões postais da cidade. Próximo ainda estará a BOVESPA, bolsa de valores do estado de São Paulo.

Passando a Rua São Bento, você poderá avistar, por fim, o Mosteiro São Bento, onde estão em constante oração os monges da ordem beneditina. Aqui encontra-se também a primeira faculdade do Brasil, inicialmente de filosofia e hoje chamada de Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Com esse roteiro você consegue conhecer pontos importantes da cidade de São Paulo em um único final de semana. Se quiser inverter um dia pelo outro, sem problemas. O importante a saber é que a feira da República acontece apenas aos domingos e a visita guiada ao Teatro Municipal, no final de semana, não acontece aos domingos. A Rua 25 de Março será mais movimentada aos sábados e as ruas do centro histórico, como a Boa Vista, serão mais desertas aos domingos.
Espero que essas dicas sejam de grande valia para você conhecer a cidade de São Paulo quando estiver passando por aqui.

Post feito em parceria com Expedia Brasil


Seja o primeiro a comentar

Ninguem comentou ainda.

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Comente aqui

twitter

Me on Google+