Dicas e Turismo

Roteiro de 3 dias em Roma

Roma é uma das cidades do mundo que você não pode deixar de visitar.

Já estive lá 3 vezes e sempre me surpreendo com a maneira em que o passado e o presente
conseguem coexistir em perfeita harmonia.

Uma harmonia quase natural junto a incrível sensação de poder tocar a história com as pontas dos dedos e dos pés também, porque definitivamente, a melhor forma de você sentir tudo isso é caminhando pelas vias e piazzas e prestando atenção sempre, pois a esquina algo poderá surpreender você.

Pensei em um roteiro rápido de 3 dias e espero que gostem.

1º Dia.

Roteiro de 3 dias em Roma - 1º Dia

Já que viemos aqui para sentir a história, vamos mergulhar de cabeça logo no primeiro dia.

Que venham as ruínas.

Vamos começar pelo Monumento Vittorio Emanuele, um belíssimo e majestoso monumento localizado na Piazza Venezia. Lá você encontrará também o túmulo do soldado desconhecido.

Suba as escadarias e você verá um museu com algumas armas e artefatos da 2ª Guerra Mundial e lá no topo terá uma bela vista da cidade.

Próximo a ele você terá também o Palazzo Venezia, uma galeria nacional de arte.

Depois de lá, dê uma olhada para o lado e você verá suas primeiras ruínas: Mercado e Colunas Traianas.

Siga então pela Via dei Fori Imperiali e acredito que já na metade dela você verá o tão famoso e mundialmente visitado Colosseo (ou Coliseum ou Coliseu).

Antes de chegar nele, à sua direita encontrará ruínas do Foro Romano, Monte Palatino e ao lado do Coliseu, o Arco de Constantino.

Informe-se na bilheteria, pois o mesmo ingresso utilizado para visitar o Colosseo inclui a visita ao Foro Romano.

Depois disso, siga pela Via di San Gregorio e então poderá avistar o Circo Maximo.

Não restou muita coisa dele. Você vai ver um grande círculo oval e vazio com apenas alguns vestígios de construção antiga.

Eventos de entretenimento aconteceram por aqui e dizem que morreram mais cristãos aqui do que no próprio Coliseu.

Continue pela Via dei Cerchi, vire a esquerda e encontrará o Tempio di Ercole e mais a frente a Basilica de Santa Maria in Cosmedin onde encontra-se a Bocca della Verità.

Se tiver ainda um pouco de pique, dê uma passada pela Basilica di San Giovanni in Laterano, a basilica do Papa e a mãe de todas as igrejas de Roma e do Mundo.


Visualizar Roma 1º Dia em um mapa maior

Hotel em Roma

2º Dia

Roteiro de 3 dias em Roma - 2º Dia

Hoje vamos começar por outro ícone da cidade eterna, o Vaticano.

Lembrem-se, para aqueles que querem ver, a benção papal acontece aos domingos às 12h na Piazza San Pietro, em frente a catedral.

O ingresso à Basílica de São Pedro é gratuita e você terá acesso também a tumba dos Papas, incluindo a do Papa João Paulo II.

Não é permitida a entrada de pessoas com blusas regatas e decotadas, bem como saias e bermudas.

Quando visitei a basílica, estava de regata e a solução foi comprar um xale horrível de um ambulante por um preço nada justo.

Depois de lá, vá até o Museu do Vaticano. O ingresso não é tão barato, mas inclui a visita à Capela Sistina.

A visita ao Museu do Vaticano é gratuita aos domingos (exceto o último domingo do mês) das das 9h às 12:30h. Acesse o site www.vatican.va e confira todas as informações.

Siga pela Via della Conciliazione e chegue ao Castelo Sant’Angelo que abriga o Museu Nacional de Roma e oferece uma incrível vista da cidade. Não deixe de tirar muitas fotos na ponte do castelo com todas aquelas estátuas maravilhosas de anjos de Gian Lorenzo Bernini e até colocar um cadeado na ponte selando o amor pode alguém.


Visualizar Roma 2º Dia em um mapa maior

3º Dia

Roteiro de 3 dias em Roma - 3º Dia

Hoje faremos uma bela caminhada de aproximadamente 3Km pelas principais piazzas de Roma, começando pela Piazza Navona.

Acredito que o ônibus 64 te leva até ela. Para calcular melhor o seu percurso, acesse o site www.atac.roma.it

Dê lá, siga até o Pantheon que pode ser visitado internamente.

É um antigo templo romano que guarda tumbas de importantes personagens da história da Itália como os reis Vittorio Emanuele e Humberto, a Rainha Margherita e o considerado “Príncipe dos Pintores”, Raffaello Sanzio.

Siga agora até a Fontana di Trevi.

Para chegar até ela você vai passar pela Via del Corso, com lojas de roupas, sapatos e entre outros a Galeria Alberto Sordi.

Quando chegar a fontana, compre um delicioso gelato e sente-se nos degraus para apreciar a fontana e de preferência com uma boa companhia.

Depois, dê uma passada pelo Palazzo del Quirinale, residência do presidente da república que pode ser visitado também (veja informações no www.scuderiequirinale.it).

Na sequência, temos a Piazza Spagna e a Piazza del Popolo.

Próximo à Piazza Spagna tem duas vias que abrigam lojas de grandes marcas que são a Via dei Condotti e a Via Bocca di Leone caso queira fazer algumas comprinhas ou babar nas “vitrines carésimas”.


Visualizar Roma 3º Dia em um mapa maior

DICAS

Se você tiver alguma curiosidade com relação a tumbas, dê uma passada na Basilica e Catacumba de San Sebastiano (www.catacombe.org – não abre aos domingos).

As tumbas estão vazias e podem ser visitadas.

Se pretende ver uma catacumba com ossos, dê uma chegada na Cripta dei Cappuccini que fica na Igreja Santa Maria dlla Concezione próxima à estação de metrô Barberini. Essa visita pode ser encaixada no 2º dia do roteiro logo após o Palazzo Quirinale.

Outra idéia é uma volta pela Via Nazionale com lojas de roupas, sapatos e acessórios mais casuais, que começa na Piazza della República, um outro ponto muito legal para você tirar umas fotos à noite.

Antes de fechar seu roteiro ou mesmo usar o roteiro acima apresentado, sugiro que acesse o site dos locais mencionados pois algum deles podem ter o chamado “giorno di chiusura” ou seja, dia de fechamento.

Links externos

Palazzo Venezia – www.galleriaborghese.it/nuove/evenezia.htm
Basilica e Catacumba de San Sebastiano – www.catacombe.org
Castelo Sant’Angelo – www.castelsantangelo.com
Museu do Vaticano e Capela Sistina – www.vatican.va
Basílica de San Pietro – www.vatican.va/various/basiliche/san_pietro/index_it.htm
Instituto da Guarda do Pantheon – www.guardiadonorealpantheon.it
Scuderia del Quirinale – www.scuderiequirinale.it
Colosseo – www.the-colosseum.net
Catacumbas de Roma – www.catacombe.roma.it
Cripta dei Cappuccini – www.cappucciniviaveneto.it
www.turismoroma.it
www.sacred-destinations.com
www.romapass.it

passagem Veja aqui vôos para Roma.

hotel Veja aqui hotéis em Roma.

Encontre aquio seu hotel em Roma


17 Comentarios

AMEI AS DICAS MUITO OBRIGADO BJUS

Feito por wzelyr — November 12, 2012 @ 4:22 am



Gostei bastante da descriçao deste roteiro para três dias… Muito útil para a minha viagem :)
Muito obrigada!

Feito por Paula — January 15, 2013 @ 11:05 pm



Muito obrigada pelas dicas!!!

Feito por Keyla — April 8, 2013 @ 2:51 am



estou embarcando no proximo dia 13/03 espero usar todas essas super dicas… obrigado!!!

Feito por thiago — April 10, 2013 @ 7:56 pm



Ótimas dicas, valeu!!

Feito por Camila Melo — April 24, 2013 @ 5:16 pm



Agradeço pelas dicas, irei testar este roteiro em breve.. parabéns pelo site..

Feito por Claudia Brunetto — August 25, 2013 @ 2:24 am



Boa tarde! Em primeiro lugar muitos parabéns pelo site! Andava à procura de um roteiro para 3 dias (apesar de na realidade serem 4 dias, 3 noites) e adorei o vosso programa. Fiz algumas alterações e adorava se dissessem o que acham. Falta dizer que é uma viagem romântica.
Uma vez que chegamos numa terça-feira às 15h tinha pensado irmos ao hotel descarregar as malas, fazer check-in e fazer um city tour (sight seeing) pela cidade. Recomendam algum site para comprar os bilhetes?
Quarta-feira, como é dia de Angelus, tinha pensado passar o dia no Vaticano e visitar os locais que mencionam no 2º dia. Será que dá para visitar sendo o dia do Angelus?
Quinta—feira estava a pensar fazer o que referem para o primeiro dia sendo que gostaria de acrescentar o Templo das virgens vestiais, o Templo de Saturno, a Basilica de Santa Sabina, o “buraco de Roma” e Campidoglio. O que acham?
Neste dia são os anos do meu namorado. Sugerem algum sítio para jantar? Pode ser junto da Piazza Navona visto que o nosso hotel é mesmo aí.
Para o último dia, sexta-feira, e que é feriado dia 1 de Novembro, estavammos a pensar fazer o que sugerem para o vosso 3º dia uma vez que, apesar de termos de fazer o check – out do hotel relativamente cedo só embarcamos às 19h. Acham que dá?
Por último, gostaria ainda de saber se acham que vale a pena comprar o Roma Pass (onde podemos comprar online?) tendo em conta os locais que queremos visitar (apesar de não dar para o Museu do Vaticano) e para não perdermos muito tempo nas filas.
Mais uma vez muito obrigada pelas dicas!
Diana

Feito por Diana — September 5, 2013 @ 3:57 pm



Olá Diana, tudo bem?
Não teria nenhum site para te indicar sobre o sightseen, pois nunca o fiz em ônibus, mas sim a pé.
Sobre o roteiro que montou, achei bem legal. Só acredito que o terceiro dia vai ficar corrido, uma vez que embarcam às 19h. Creio que terá que selecionar algumas coisas.
E sempre que visitei Roma, nunca valeu a pena, para mim, adquirir o Roma Pass. Aconselho você a levantar os lugares que quer visitar, quanto custam e fazer uma comparação com os valores e benefícios do Roma Pass. Só assim terá certeza se valerá para você também.
Abraços

Feito por admin — September 22, 2013 @ 1:21 pm



Oioi!! Bem legais suas dicas. Eu fiz um roteiro de um dia de Roma até a praia mais próxima, passando por Ostia Antica. Pode ser útil para alguém hihi ;-)

http://docequotidiano.com.br/2013/10/27/como-passar-um-dia-na-praia-ostia-antica-em-roma/

Feito por aninha — November 19, 2013 @ 11:41 pm



Olá Ana, ficamos felizes em saber que tenha gostado de nossas dicas. Vamos deixar a sua aqui também. Tenho certeza que será útil para nossos leitores. Abraços.

Feito por admin — November 20, 2013 @ 10:20 pm



Obrigado,

estarei indo para lá semana q vem…

Feito por JOAO — December 28, 2013 @ 8:57 pm



Estarei em Roma em maio…excelentes dicas!!!! Obrigada por compartilhar…Abs.

Feito por Junia Pereira — March 17, 2014 @ 1:48 am



Muito bom o roteiro!!! Caprichou nos detalhes. Obrigado, será muito útil.

Feito por Lucas — April 30, 2014 @ 8:33 am



Amei seus roteiros, estava precisando mesmo dessas dicas.
Muito obrigada.

Feito por Maria Gasparini — May 22, 2014 @ 3:23 pm



Olá Maria, ficamos felizes que tenha gostado.
O bom da coisa, é que quando eles chegam aqui, muita coisa já foi testada…
Abraços

Feito por admin — May 24, 2014 @ 8:53 am



Olá, muito bom seu roteiro encaixa bem nos dias que vou(07/12/14 até 11/12/14), meu único receio é o frio, chuva, neve, nessas condições você indicaria ir de carro, metro ou a pé dá pra fazer?
Abraços obrigado.

Feito por Rafael — July 3, 2014 @ 9:56 pm



Rafael, esqueça o carro em Roma. O trânsito e o estacionamento por lá, são impossíveis.
O melhor é utilizar o metrô onde der (a malha não é tão grande assim) e a capa de chuva. Pois muitos pontos estão próximos uns aos outros e não vai valer a pena pegar metrô ou ônibus.
Espero ter ajudado.
Abraços

Feito por admin — July 4, 2014 @ 3:31 pm



RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Comente aqui

twitter

Me on Google+