Dicas e Turismo

Roteiro de 3 dias em Roma

Roma é uma das cidades do mundo que você não pode deixar de visitar.

Já estive lá 3 vezes e sempre me surpreendo com a maneira em que o passado e o presente
conseguem coexistir em perfeita harmonia.

Uma harmonia quase natural junto a incrível sensação de poder tocar a história com as pontas dos dedos e dos pés também, porque definitivamente, a melhor forma de você sentir tudo isso é caminhando pelas vias e piazzas e prestando atenção sempre, pois a esquina algo poderá surpreender você.

Pensei em um roteiro rápido de 3 dias e espero que gostem.

1º Dia.

Roteiro de 3 dias em Roma - 1º Dia

Já que viemos aqui para sentir a história, vamos mergulhar de cabeça logo no primeiro dia.

Que venham as ruínas.

Vamos começar pelo Monumento Vittorio Emanuele, um belíssimo e majestoso monumento localizado na Piazza Venezia. Lá você encontrará também o túmulo do soldado desconhecido.

Suba as escadarias e você verá um museu com algumas armas e artefatos da 2ª Guerra Mundial e lá no topo terá uma bela vista da cidade.

Próximo a ele você terá também o Palazzo Venezia, uma galeria nacional de arte.

Depois de lá, dê uma olhada para o lado e você verá suas primeiras ruínas: Mercado e Colunas Traianas.

Siga então pela Via dei Fori Imperiali e acredito que já na metade dela você verá o tão famoso e mundialmente visitado Colosseo (ou Coliseum ou Coliseu).

Antes de chegar nele, à sua direita encontrará ruínas do Foro Romano, Monte Palatino e ao lado do Coliseu, o Arco de Constantino.

Informe-se na bilheteria, pois o mesmo ingresso utilizado para visitar o Colosseo inclui a visita ao Foro Romano.

Depois disso, siga pela Via di San Gregorio e então poderá avistar o Circo Maximo.

Não restou muita coisa dele. Você vai ver um grande círculo oval e vazio com apenas alguns vestígios de construção antiga.

Eventos de entretenimento aconteceram por aqui e dizem que morreram mais cristãos aqui do que no próprio Coliseu.

Continue pela Via dei Cerchi, vire a esquerda e encontrará o Tempio di Ercole e mais a frente a Basilica de Santa Maria in Cosmedin onde encontra-se a Bocca della Verità.

Se tiver ainda um pouco de pique, dê uma passada pela Basilica di San Giovanni in Laterano, a basilica do Papa e a mãe de todas as igrejas de Roma e do Mundo.


Visualizar Roma 1º Dia em um mapa maior

Hotel em Roma

2º Dia

Roteiro de 3 dias em Roma - 2º Dia

Hoje vamos começar por outro ícone da cidade eterna, o Vaticano.

Lembrem-se, para aqueles que querem ver, a benção papal acontece aos domingos às 12h na Piazza San Pietro, em frente a catedral.

O ingresso à Basílica de São Pedro é gratuita e você terá acesso também a tumba dos Papas, incluindo a do Papa João Paulo II.

Não é permitida a entrada de pessoas com blusas regatas e decotadas, bem como saias e bermudas.

Quando visitei a basílica, estava de regata e a solução foi comprar um xale horrível de um ambulante por um preço nada justo.

Depois de lá, vá até o Museu do Vaticano. O ingresso não é tão barato, mas inclui a visita à Capela Sistina.

A visita ao Museu do Vaticano é gratuita aos domingos (exceto o último domingo do mês) das das 9h às 12:30h. Acesse o site www.vatican.va e confira todas as informações.

Siga pela Via della Conciliazione e chegue ao Castelo Sant’Angelo que abriga o Museu Nacional de Roma e oferece uma incrível vista da cidade. Não deixe de tirar muitas fotos na ponte do castelo com todas aquelas estátuas maravilhosas de anjos de Gian Lorenzo Bernini e até colocar um cadeado na ponte selando o amor pode alguém.


Visualizar Roma 2º Dia em um mapa maior

3º Dia

Roteiro de 3 dias em Roma - 3º Dia

Hoje faremos uma bela caminhada de aproximadamente 3Km pelas principais piazzas de Roma, começando pela Piazza Navona.

Acredito que o ônibus 64 te leva até ela. Para calcular melhor o seu percurso, acesse o site www.atac.roma.it

Dê lá, siga até o Pantheon que pode ser visitado internamente.

É um antigo templo romano que guarda tumbas de importantes personagens da história da Itália como os reis Vittorio Emanuele e Humberto, a Rainha Margherita e o considerado “Príncipe dos Pintores”, Raffaello Sanzio.

Siga agora até a Fontana di Trevi.

Para chegar até ela você vai passar pela Via del Corso, com lojas de roupas, sapatos e entre outros a Galeria Alberto Sordi.

Quando chegar a fontana, compre um delicioso gelato e sente-se nos degraus para apreciar a fontana e de preferência com uma boa companhia.

Depois, dê uma passada pelo Palazzo del Quirinale, residência do presidente da república que pode ser visitado também (veja informações no www.scuderiequirinale.it).

Na sequência, temos a Piazza Spagna e a Piazza del Popolo.

Próximo à Piazza Spagna tem duas vias que abrigam lojas de grandes marcas que são a Via dei Condotti e a Via Bocca di Leone caso queira fazer algumas comprinhas ou babar nas “vitrines carésimas”.


Visualizar Roma 3º Dia em um mapa maior

DICAS

Se você tiver alguma curiosidade com relação a tumbas, dê uma passada na Basilica e Catacumba de San Sebastiano (www.catacombe.org – não abre aos domingos).

As tumbas estão vazias e podem ser visitadas.

Se pretende ver uma catacumba com ossos, dê uma chegada na Cripta dei Cappuccini que fica na Igreja Santa Maria dlla Concezione próxima à estação de metrô Barberini. Essa visita pode ser encaixada no 2º dia do roteiro logo após o Palazzo Quirinale.

Outra idéia é uma volta pela Via Nazionale com lojas de roupas, sapatos e acessórios mais casuais, que começa na Piazza della República, um outro ponto muito legal para você tirar umas fotos à noite.

Antes de fechar seu roteiro ou mesmo usar o roteiro acima apresentado, sugiro que acesse o site dos locais mencionados pois algum deles podem ter o chamado “giorno di chiusura” ou seja, dia de fechamento.

Links externos

Palazzo Venezia – www.galleriaborghese.it/nuove/evenezia.htm
Basilica e Catacumba de San Sebastiano – www.catacombe.org
Castelo Sant’Angelo – www.castelsantangelo.com
Museu do Vaticano e Capela Sistina – www.vatican.va
Basílica de San Pietro – www.vatican.va/various/basiliche/san_pietro/index_it.htm
Instituto da Guarda do Pantheon – www.guardiadonorealpantheon.it
Scuderia del Quirinale – www.scuderiequirinale.it
Colosseo – www.the-colosseum.net
Catacumbas de Roma – www.catacombe.roma.it
Cripta dei Cappuccini – www.cappucciniviaveneto.it
www.turismoroma.it
www.sacred-destinations.com
www.romapass.it

passagem Veja aqui vôos para Roma.

hotel Veja aqui hotéis em Roma.


12 Comentarios

AMEI AS DICAS MUITO OBRIGADO BJUS

Feito por wzelyr — November 12, 2012 @ 4:22 am



Gostei bastante da descriçao deste roteiro para três dias… Muito útil para a minha viagem :)
Muito obrigada!

Feito por Paula — January 15, 2013 @ 11:05 pm



Muito obrigada pelas dicas!!!

Feito por Keyla — April 8, 2013 @ 2:51 am



estou embarcando no proximo dia 13/03 espero usar todas essas super dicas… obrigado!!!

Feito por thiago — April 10, 2013 @ 7:56 pm



Ótimas dicas, valeu!!

Feito por Camila Melo — April 24, 2013 @ 5:16 pm



Agradeço pelas dicas, irei testar este roteiro em breve.. parabéns pelo site..

Feito por Claudia Brunetto — August 25, 2013 @ 2:24 am



Boa tarde! Em primeiro lugar muitos parabéns pelo site! Andava à procura de um roteiro para 3 dias (apesar de na realidade serem 4 dias, 3 noites) e adorei o vosso programa. Fiz algumas alterações e adorava se dissessem o que acham. Falta dizer que é uma viagem romântica.
Uma vez que chegamos numa terça-feira às 15h tinha pensado irmos ao hotel descarregar as malas, fazer check-in e fazer um city tour (sight seeing) pela cidade. Recomendam algum site para comprar os bilhetes?
Quarta-feira, como é dia de Angelus, tinha pensado passar o dia no Vaticano e visitar os locais que mencionam no 2º dia. Será que dá para visitar sendo o dia do Angelus?
Quinta—feira estava a pensar fazer o que referem para o primeiro dia sendo que gostaria de acrescentar o Templo das virgens vestiais, o Templo de Saturno, a Basilica de Santa Sabina, o “buraco de Roma” e Campidoglio. O que acham?
Neste dia são os anos do meu namorado. Sugerem algum sítio para jantar? Pode ser junto da Piazza Navona visto que o nosso hotel é mesmo aí.
Para o último dia, sexta-feira, e que é feriado dia 1 de Novembro, estavammos a pensar fazer o que sugerem para o vosso 3º dia uma vez que, apesar de termos de fazer o check – out do hotel relativamente cedo só embarcamos às 19h. Acham que dá?
Por último, gostaria ainda de saber se acham que vale a pena comprar o Roma Pass (onde podemos comprar online?) tendo em conta os locais que queremos visitar (apesar de não dar para o Museu do Vaticano) e para não perdermos muito tempo nas filas.
Mais uma vez muito obrigada pelas dicas!
Diana

Feito por Diana — September 5, 2013 @ 3:57 pm



Olá Diana, tudo bem?
Não teria nenhum site para te indicar sobre o sightseen, pois nunca o fiz em ônibus, mas sim a pé.
Sobre o roteiro que montou, achei bem legal. Só acredito que o terceiro dia vai ficar corrido, uma vez que embarcam às 19h. Creio que terá que selecionar algumas coisas.
E sempre que visitei Roma, nunca valeu a pena, para mim, adquirir o Roma Pass. Aconselho você a levantar os lugares que quer visitar, quanto custam e fazer uma comparação com os valores e benefícios do Roma Pass. Só assim terá certeza se valerá para você também.
Abraços

Feito por admin — September 22, 2013 @ 1:21 pm



Oioi!! Bem legais suas dicas. Eu fiz um roteiro de um dia de Roma até a praia mais próxima, passando por Ostia Antica. Pode ser útil para alguém hihi ;-)

http://docequotidiano.com.br/2013/10/27/como-passar-um-dia-na-praia-ostia-antica-em-roma/

Feito por aninha — November 19, 2013 @ 11:41 pm



Olá Ana, ficamos felizes em saber que tenha gostado de nossas dicas. Vamos deixar a sua aqui também. Tenho certeza que será útil para nossos leitores. Abraços.

Feito por admin — November 20, 2013 @ 10:20 pm



Obrigado,

estarei indo para lá semana q vem…

Feito por JOAO — December 28, 2013 @ 8:57 pm



Estarei em Roma em maio…excelentes dicas!!!! Obrigada por compartilhar…Abs.

Feito por Junia Pereira — March 17, 2014 @ 1:48 am



RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Comente aqui

hoteis-booking





pesquise hotéis

pesquise passagens

videos

onde fica

    veja também

  1. Roma
  2. Roteiro de um dia em Veneza
  3. Dicas de onde se hospedar em Roma
  4. O que ver em Milão
  5. Roteiro de Paris

twitter

Me on Google+