Dicas e Turismo

Piazza della Signoria

Um dos cenários que definitivamente representa a cidade de Firenze é a Piazza della Signoria, tida também como uma das mais belas praças da Itália.

Estudos arqueológicos indicam que as primeiras atividades realizadas na área da piazza datam do período Neolítico. Mas a mesma começou a assumir a sua forma atual por volta do século XIII.

Desde então a Piazza della Signoria é considerada a sede do poder civil e o coração da vida social de Firenze. Tamanha sua importancia, que ainda hoje acontecem manifestações sociais no local.

Além de ter sido palco de importantes festas, espetáculos e torneios, a piazza foi também o local de execuções capitais como a do frade domenicano Girolamo Savonarola, enforcado e queimado neste local em 23 de maio de 1498 (uma placa de granito no pavimento recorda o acontecimento) e de Francesco
Pazzi, enforcado por conspiração a Lorenzo di Médici.

Por volta do ano de 1500, graças aos duques e lordes, a praça foi enriquecida com obras de arte, contituindo-se assim em um museo ao ar livre.

Onde

A Piazza della Signoria assume uma forma em “L” e encontra-se na parte central da parte medieval de Firenze, ao sul do Duomo e a poucos metros da Ponte Vecchio e do rio Arno.

Piazza della Signoria mapa

O que ver

Palazzo Vecchio (uma vez residência dos duques)
Loggia della Signoria o dei Lanzi (onde encontram-se esculturas como Perseo de Cellini e Hercules com o centauro Nessus de Giambologna)
Tribunale della Mercanzia
Palazzo Uguccioni
Palazzo delle Assicurazioni Generali
Fontana de Netuno
Estátua de Hércules e Caco
Estátua de David de Michelangelo
Galleria degli Uffizi

Festivais e Eventos

Festa de San Gionvanni (24 de junho – padrono da cidade)
Festa da Fiorita (23 de maio – homenagem ao frade Girolamo Savonarola)

Curiosidade

Por trás da Fonte de Neptuno, na esquina do Palazzo Vecchio, existe uma placa que indica claramente a Guarda de “Otto e Balia” (os precursores do corpo da polícia municipal, que operou de 1500 a 1700) que proíbe qualquer pessoa de lavar panos e sujar a fonte sob pena de multa. Para quem não podia pagar, existia a punição da Corda (que seria a suspensão do corpo através de uma corda que prendia as mãos cruzadas atrás das costas, o que ocasionava danos permanentes aos braços e ombros).

Na outra esquina do Palazzo Vecchio em direção ao Uffizi, existe um perfil masculino entitulado “O importuno”. É apenas um esboço sobre uma pedra. Diz a lenda que é uma obra de Michelangelo Buonarroti realizada de costas.

Em um edifício, próximo aos cafés da paizza ao lado norte, encontra-se uma complexa meridiana de 1800, que indica o meio dia exato quando o sol atinge o ponto mais alto.

Como chegar

De trem

Descer na estação Santa Maria Novella. Próximo a estação, pegar a linha de ônibus 23 que em apenas 10 min atravessa o centro histórico da cidade, ou se preferir, pode ir a pé, não é tão longe (mais ou menos 1,15Km).

De carro

Se você estiver de carro, encontrará um estacionamento próximo a estação de trem Santa Maria Novella e de lá poderá continuar em ônibus ou a pé. Em alguns lugares do centro histórico é proibido o trafego de automóveis.

De avião

Você deverá desembarcar no aeroporto Amerigo Vespucci (Peretola) que dista 9,4Km da piazza.
Do aeroporto é necessário percorrer cerca 112m para chegar ao ponto de ônibus “Ponte alla Carraia” e pegar a linha A (Beccaria) e descer no ponto “Orsanmichele”.

Quanto

A Piazza della Signoria é um museo ao ar livre, não é necessário pagar para visitar as estátuas que ali estão. Você pagará caso queira visitar por dentro locais como Palazzo Vecchio e Galleria degli Uffizi.

Links Externos

www.aeroporto.firenze.it
www.trenitalia.it
www.comune.firenze.it

passagem Veja aqui vôos para Firenze.

hotel Veja aqui hotéis em Firenze.


Seja o primeiro a comentar

Ninguem comentou ainda.

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Comente aqui

hoteis-booking





pesquise hotéis

pesquise passagens

videos

onde fica

    veja também

  1. Florença (Firenze) – Itália
  2. Siena
  3. Piazza San Marco e outros
  4. Conheça um pouco a cidade da Torre de Pisa
  5. Outlet Barberino di Mugello

twitter

Me on Google+