Dicas e Turismo

Como andar de ônibus em Buenos Aires

Convenhamos, andar de taxi em Buenos Aires já está batido (apesar de não ser caro), de metrô é ousar um pouco mais, mas de ônibus – ou colectivos, como dizem – aí sim é arriscar, se aventurar.

Nos dias que passamos em Buenos Aires resolvemos conhecer essa forma de locomoção: como funciona, o preço e para isso tivemos que, antes, comprar o conhecido e indispensável Guia T de Bolsillo.

Ele é exatamente isso. Um guia de bolso e pode ser comprado nas bancas de jornais, pelas ruas da cidade. Você pode optar pelo “pequeño”, que são as linhas da cidade, e o “mas grande”, que envolvem as linhas regionais. Pelo pequeno pagamos, quando visitamos a cidade, 13 pesos argentinos.

E ele funciona mais ou menos assim:

Ônibus em Buenos Aires 2

Essa seria a página que explica como utilizar esse guía (em espanhol e inglês) e também, de uma forma macro, ele apresenta os números dos quadrantes onde cada bairro (ou porção dele) se encontra.

Esses quadrantes determinam o número dos planos em que você deverá olhar. Por exemplo, se estiver próximo a estação de metrô Carranza e quiser ir para o Jardim Japonês, deverá olhar respectivamente os planos 8 e 9.

Depois de saber quais planos olhar, deverá localizar em cada um dos planos o quadrante onde você se encontra e o quadrante onde se encontra o seu ponto de destino. Eles são definidos por coluna (letra) e linha (número).

Ônibus em Buenos Aires 3

Na página do lado esquerdo de cada plano você encontrará no quadrante correspondente (letra e número) quais são os números dos ônibus que por ali passam. Fazendo isso no plano de origem e no plano de destino, encontrará o número da(s) linha(s) que passam em ambos os lugares.

Ônibus em Buenos Aires 4<

Pronto! São essas as opções de ônibus que você poderá tomar. E esses números estarão marcados nos pontos onde essas linhas passarem.

Mas tem ainda um jeito mais fácil de saber tudo isso. No mundo dos aplicativos você encontra um que te dá essas linhas sem precisar ficar demorando muito tempo. Esse é o link para download do app Cómo llego para Iphone e Cómo llego para Android.

E algumas outras informações básicas e necessárias… Você sobe no ônibus pela frente! rsrs

Tenha sempre moedas com você, pois notas não são aceitas. O que fazíamos às vezes, era trocar algumas notas de 5 e 10 pesos em bancas de jornais ou lojas pequenas. O valor da passagem depende da distância que você irá percorrer.

Ao subir no ônibus, você informa o motorista onde irá descer e ele fala quanto custará sua passagem. Eu sei, deu uma risadinha, né? Fácil de mais para ser burlado ou chavecado, rs.

Pois é, em uma das vezes que pegamos o colectivo, o motorista simpatizou conosco, jovens e entusiasmados turistas, e não nos cobrou nada. Mas caso você não tenha essa mesma sorte rs, basta depositar as moedas correspondentes ao valor dito pelo motorista no compartimento preto dessa máquina, que fica dentro de cada veículo e logo atrás do motorista.

Ônibus em Buenos Aires 5

A máquina faz a contagem de moedas e imprime o seu bilhete. Às vezes ela cospe algumas moedas, não estranhe, mas é só depositá-las novamente ou trocar. As tarifas partem do valor de 1,50 pesos.

Bom, essa era o tipo de informação que procurei na internet antes de viajar e não encontrei. Agora ela está aqui, para os próximos viajantes que desejarem se aventurar pelos colectivos portenhos. Espero que aproveitem e não se sintam intimidados de experimentar esse meio de transporte!


3 Comentarios

Vou seguir as dicas e comprar o Guia T de bolsillo ;)

Feito por Ludmy — 6 de junho de 2013 @ 15:55



Boa tarde, seu post me ajudou bastante, obrigado!
Eu e minha namorada iremos dia 20/09 para lá sem muitos recursos e vamos tentar fazer a maioria dos passeios de ônibus.
Abraço!

Feito por Daniel — 7 de setembro de 2013 @ 20:28



Muito bom e útil! Temos que aprender utilizar mais o transporte público quando viajamos. Irei linkar este post em próximo artigo que escrever.

Feito por Dan - Muita Viagem — 9 de abril de 2014 @ 09:35



Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Comente aqui

hoteis-booking





pesquise hotéis

pesquise passagens

videos

onde fica

    veja também

  1. Como chegar ao Atacama
  2. R.E.R. (Rede Expressa Regional)
  3. Metrô em Viena
  4. Quanto gastar no Atacama?
  5. Metrô de Nova York

twitter

Me on Google+