Dicas e Turismo

Onde ficar em Roma

Cidade mais que surpreendente e cheia de encantos que irão conquistar seus visitantes com seus monumentos, gastronomia espetacular, ruelas charmosas, praças hospitaleiras, histórias fabulosas e até mesmo seu transito maluco.

Roma é uma cidade que serviu de cenário para filmes como Para Roma com Amor com Woody Allen com gravações que aconteceram em Monti, um dos mais pitorescos bairros de Roma; o filme Only You que mostrou lugares como Ilha Tiberina e Praça Navona; Anjos e Demônios com cenas no Vaticano, Piazza del Popolo e Pantheon; Comer, Rezar e Amar fazendo valer a primeira parte do filme com a saborosa gastronomia italiana.

Bem, não faltarão filmes para você assistir e conhecer um pouco de Roma antes de partir. Agora, vamos aos mais importantes bairros….

Para você que viajará pela primeira vez (ou não) para a cidade de Roma, veja aqui um pouco mais sobre seus bairros e algumas opções de hotéis.

Em italiano os bairros são chamados de quartieri (ou Rioni como dizem em Roma) e Roma é formada por 35 deles. Entretanto, alguns são mais frequentados por turistas do que outros.

bairrosRoma

Termini

Essa é uma importante região para os turistas. Não chega a ser um bairro de Roma, mas é por aqui que muitos viajantes chegam à cidade. Sejam aqueles que viajam de trem, vindo de outras regiões da Itália, ou mesmo aqueles que chegam pelo aeroporto.

Uma opção para chegar à cidade, vindo do Aeroporto de Fiumicino, é pegar o trem Leonardo Da Vinci que tem um terminal (binário) dentro do próprio aeroporto e te leva a esta estação central de Roma.

Veja aqui alguns hotéis próximo à estação – Hotéis em Termini



Booking.com

Esquilino

Uma das mais antigas áreas da cidade, estende-se da Estação Roma Termini até a Piazza Vittorio. Dizem que este bairro parece uma Chinatown em versão Romana.

Quando estivemos ali, alugamos um quarto por alguns dias e devo dizer que não era dos mais limpos lugares de Roma, e nem muito legal de caminhar tarde da noite, mas tinha muito comércio e estava ao lado da estação. Era só atravessar a rua. Ficamos na Via Giovanni Giolitti.

Você vai notar que aqui estão muitos estrangeiros que moram em Roma, o faz deste um bairro multiétnico: chineses, indianos, albaneses e muitos outros. E por conta disso, poderá encontrar opções mais variadas de alimentação.

Neste lado da estação você encontrará hotéis mais baratos por conta de seu entorno. E para visitar estarão: Basílica Santa Maria Maggiore, Museu Nacional Romano, os “Mercados” de Roma e outros.

Confira aqui alguns dos hotéis desta região – Hotéis em Esquilino

Castro Pretorio

Este bairro encontra-se no outro lado da estação Roma Termini. Considerado o lado mais bonitinho, mas ainda com uma característica multiétnica e muito movimentado.

Aqui estarão algumas embaixadas, a biblioteca de Roma e Porta Pia.

Veja aqui alguns hotéis da região – Hotéis em Castro Pretorio

Ludovisi e Sallustiano

Considerado um dos bairros mais chics de Roma, em Ludovisi você encontrará a famosa Via Veneto, uma das mais elegantes ruas de Roma.

Nesta região você encontrará ainda hotéis mais estrelados, livrarias, bancos, cafés, embaixada dos Estados Unidos, Hard Rock Café Roma, Museu e Cripta dos Cappuccini.

Campo Marzio

Um bom bairro para você se perder em Roma. Edifícios com arquitetura renascentista e barroca. Aqui estarão a Piazza di Spagna e Piazza del Popolo.

Colonna

Neste bairro encontra-se a sede do governo italiano. Por conta disso você verá muitos políticos arrumadinhos caminhando pelas ruas junto a outros tantos turistas.

Em Colonna estão o Pantheon, Colonna di Marco Aurelio e Palazzo Chigi e Montecitorio. Dizem que este bairro oferece o melhor de Roma como cafés, museus, restaurantes e butiques.

Veja aqui os hotéis da região – Hotéis em Colonna

Trevi

Como o próprio nome diz, aqui estará a estonteante Fontana di Trevi, perfeita para ser apreciada enquanto se saboreia um delicioso gelato.

É uma zona mais antiga, cara e cheia de turistas da manhã à noite. Pelas ruas verá muitos souvenirs para comprar, gelaterias, restaurante turísticos e também a Fontana dei Tritone e Palazzo delle Esposizioni.

Veja os hotéis próximos a Trevi aqui – Hotéis em Trevi

Centro

Entre muitas lojas, ruas estreitas e trattorias, você encontrará Piazza Navona, Piazza Campo dei Fiori, Fontana dei Quattro Fiumi e outros. É uma das mais pitorescas regiões da cidade.



Booking.com

S. Angelo

Pequeno gueto da cidade de Roma, antes uma comunidade fechada judaica, mas que hoje tem suas ruelas e esquinas abertas a receber visitantes. Aqui encontrará boas opções de restaurantes com comida Kosher.

Monti

Um animado bairro de Roma, onde estarão a Igreja Santa Maria Maggiore e muitos monumentos arqueológico como Foro Traiano, Termas de Traiano e será também caminho para você chegar ao Coliseo.

Veja hotéis hotéis da região aqui- Hotéis em Monti



Booking.com

Campitelli

Este bairro guarda grande parte das maravilhas de Roma como os Arcos de Tito e Constantino, Foro Romano, Campidoglio e Palatino.

Ripa

Fazendo fronteira com Campitelli, aqui você encontrará o Circo Massimo, Jardim Botânico e o Buraco da Fechadura de Roma.

Veja hotéis próximos, aqui – Hotéis em Ripa

Celio

Bairro de atmosfera mais tranquila, sem a agitação de turistas, exceto por uma de suas pontas, onde encontra-se o Coliseo ou Colosseo.

Estarão também aqui a Porta Latina, Parque dos Scipioni, Parque Municipal, entre outros.

Testaccio

Bairro com boas atrações musicais como discotecas e restaurantes mais cheios à noite, apesar de ter manhãs mais tranquilas.

Veja hotéis aqui – Hotéis em Testaccio



Booking.com

Trastevere

Foi aqui que nasceu e se desenvolveu o povo romano. É considerado o coração de Roma e por conta de tamanha importância, serviu de inspiração para alguns poetas.

É um dos bairros mais bonitos e característicos de Roma com a Piazza di Santa Maria in Trastevere, Ponte Sisto, boa gastronomia, artistas pelas ruas e boa vida noturna.

Veja hotéis aqui os hotéis em Trastevere – Hotéis em Trastevere



Booking.com

Prati

Um pacato bairro da cidade de Roma com ruas mais amplas, lojas para todos os gostos e moradores locais que passeiam e vivem suas vidas cotidianas com mais tranquilidade.

Aqui estarão o Palazzo da Giustizia, Piazza Cavour e Igreja Valdese.

Veja hotéis aqui – Hotéis em Prati

Borgo

Aqui estarão o encantador Castelo e Ponte Sant`Angelo, Ponte Vittorio Emanuele II e será também caminho para você chegar ao Vaticano.

Vaticano

Finalmente a famosa Cidade do Vaticano onde estarão a Capela Sistina, Igreja de São Pedro e ali é onde acontecem também as audiências com o Papa.

Veja hotéis no Vaticano aqui – Hotéis no Vaticano



Booking.com

Se prezar por uma boa localização, os queridinhos dos visitantes são o centro histórico da cidade próximo a Piazza Navona e di Spagna, por exemplo, e o bairro Monti.

Se quiser mais charme e encanto, Trastevere e até mesmo Campo de Fiori podem ser boas opções.



Seja o primeiro a comentar

Ninguem comentou ainda.

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Comente aqui

twitter

Me on Google+