Dicas e Turismo

Nova York

Confesso que a cidade de Nova York nunca figurou no topo de minha bucket list, mas assim como Paris, Roma e Buenos Aires, era um destino que deveria ser visitado.

Essa foi a “motivação” inicial. Porém, depois de colocar os pés naquela cidade, percebi o quanto havia subestimado NYC e acabei me encantando com o clima e o cotidiano frenético da Big Apple. Dessa forma, novas e diferentes motivações surgiram para me incentivar a visitá-la novamente.

Nova York 1
Onde fica

A cidade de Nova York (que definitivamente não é a capital dos Estados Unidos, rs), encontra-se no estado de mesmo nome, localizado na porção leste dos Estados Unidos, cuja capital é a cidade de Albany. Contudo, é a querida Nova York que leva o título de maior cidade desse estado.

Ela, por sua vez, é dividida em 5 partes, comumente chamadas de boroughs: Staten Island, Bronx, Queens, Brooklyn e Manhattan.

É nesse último borough que o visitante passa a maior parte de seus dias, sendo ele também dividido em regiões como Midtown, Lower Manhattan e outras. Para saber mais sobre essas divisões e o que encontrar nelas, sugiro que leia nosso post Bairros de Manhattan.

Nova York 2
Como chegar

Acredito que você não encontrará dificuldades para chegar a New York. O que não faltam são ofertas de vôos e freqüentes promoções de companhias aéreas como a TAM, Delta, American Airlines e United para lá. Li inclusive em algum lugar que, de uma forma geral, algumas cidades dos Estados Unidos, incluindo NYC, serão focos de promoção da TAM nesse ano de 2014.

Em caso de transporte aéreo existem 3 aeroportos que servem a cidade como
John F. Kennedy International Airport (JFK) e o La Guardia (LGA), localizados no Queens e o Aeroporto de Newark (EWR), localizado em Nova Jersey.

Caso já esteja dentro do país e pretende experimentar outro transporte que não o aéreo, você pode optar pelo ônibus ou trem.

Se trem, a Amtrak é a companhia que você irá utilizar e a Penn Station é a estação de onde partem ou chegam praticamente todos os trens desta empresa.

Se optar por ônibus, a quantidade de empresas disponíveis será maior. Você encontrará a low cost MegaBus, as tradicionais Greyhound e Peter Pan Trailways e muitas outras. Geralmente o terminal utilizado para chegadas e partidas de Manhattan é a Port Authority Bus Terminal, que integra também com as linhas de metrô.

Nova York 3
Quando ir a Nova York

Dizem que a cidade é maravilhosa em todas as estações. Basta escolher qual visitar.

No verão, apesar das altas temperaturas, a cidade ganha uma fantástica programação de festivais e eventos. No inverno, com temperaturas extremas e opostas, garante ao visitante uma linda vista branca do Central Park e fabulosas decorações de Natal.

Mas se assim como nós, você prefere temperaturas mais amenas, tente a primavera ou o outono. Além da cidade não estar tão lotada, particularmente, acho que Nova York combina e muito com aquelas folhas alaranjadas que transformam árvores e parques e criam um lindo tapete em alguns pontos da cidade.

Nova York 4
Como se locomover

Definitivamente o metrô será o meio de transporte que você mais irá utilizar. Um tanto confuso à primeira vista, mas logo você começa a entendê-lo. Basta ter em mente que em uma mesma plataforma podem passar trens de linhas diferentes e apesar de pertencer à mesma estação, algumas entradas podem te levar à plataformas com trens de destinos opostos. Leia as placas antes de descer as escadas da rua em direção ao subsolo.

Convenientemente existe também um passe que te garante a utilização por 7 ou 30 dias desse transporte. Ajuda e muita a economizar em sua viagem. É o chamado Metro Card. Basta acessar o site do metrô de Nova York para ter acesso a todas as informações.

Mas além do metrô, você poderá utilizar também os famosos taxes amarelos e até mesmo ônibus coletivos.

E se quiser ainda uma opção diferente, pense na possibilidade de alugar uma bicicleta e conhecer a ilha. Pode fazê-lo por conta própria ou com o auxílio de um guia. Fizemos isso em um de nossos dias por lá e contamos tudo aqui, no post Bike em Nova York.

Hotel em Nova York

Nova York 5
Onde ficar

Definitivamente, a melhor região para ficar hospedado é Midtown. Próximo à Times Square, Broadway e outras atrações. Consequentemente, acaba sendo uma região cara para hospedagem. Mas acredito que esse investimento vale muito a pena.

Em nossa viagem, em outubro de 2013, ficamos hospedados no Yotel NY, que encontra-se nessa região. Contamos tudo a respeito em nosso post Hotel em Nova York.

Porém, um lugar alternativo com hotéis mais acessíveis e hostels é o Chelsea. Vale uma pesquisa antes de fechar seu hotel na cidade.

Nova York 6
O que ver e fazer

Acredito que seriam necessários mais de um post para falar sobre isso. Então, vamos combinar o seguinte. Nesse momento, vou apenas mencionar alguns dos mais importantes atrativos e prometo que depois, aos poucos, farei posts específicos sobre eles, ok?

Estátua da Liberdade

Cartão postal de Nova York, localizado na Liberty Island, onde é possível ter acesso através dos ferry que saem do Battery Park.

Ellis Island

Outra importante ilha localizada na foz do Rio Hudson. Aqui encontra-se o Museu da Imigração, local por onde passaram muitos dos imigrantes antes de ingressarem em Nova York. O edifício abriga documentos originais, fotos e outros materiais deste período.

Empire State e Top of the Rock

Dois famosos edifícios de onde é possível ter uma deslumbrante vista da ilha de Manhattan.

Rockefeller Center

Famoso por sua pista de patinação no inverno e árvore de Natal. Além do Top of the Rock, esse complexo abriga cerca de 18 prédios comerciais.

Quinta Avenida

Compras e lojas de grife? Aqui é onde você irá encontrá-las! Como o trânsito aqui é intenso, sugiro utilizarem o metrô.

Times Square

Em uma visita à noite, vai ter a oportunidade de ficar hipnotizado com as luzes dos colossais outdoors que exibem propagandas de roupas, carros, relógios e até informações da Bolsa de Valores.

Broadway

Nem pense em sair da cidade sem assistir a pelo menos um dos musicais da Broadway. São cerca de 40 teatros que fazem parte do circuito e muitas peças de sucesso disponíveis para você.

Quando estivemos por lá, assistimos ao Fantasma da Ópera e contamos a nossa experiência aqui, no post Musicais da Broadway.

Brooklyn Bridge

A tão fotografada ponte que liga a ilha de Manhattan ao Brooklyn, um dos boroughs de Nova York. Sugiro atravessá-la a pé. É mais tranqüilo e você poderá fazer quantas paradas forem necessárias para fotografar.

Chinatown

Uma das maiores comunidades chinesas do mundo fora da China. Aqui você se sentirá em um universo à parte com restaurantes, lojas e letreiros em chinês.

Little Italy

Muito menor do que já foi um dia, o antigo bairro freqüentado por famosos gangsters hoje sobrevive com alguns quarteirões de restaurantes italianos.

Museus

Grande riqueza da cidade, os museus de Nova York abrigam acervos de valores incalculáveis. Os mais conhecidos e visitados são: Moma, Guggenheim, Metropolitan Museum (MET) e o Museu de História Natural.

Madison Square Garden

Complexo de quatro arenas localizado na região da Praça Madison. O local abriga muitos eventos entre shows e eventos esportivos como basquete e hóquei.

Memorial 11 de Setembro

Símbolo da maior tragédia que aconteceu na cidade e no país, o memorial homenageia as vítimas do atentado e encontra-se no lugar onde antes existiam as Torres Gêmeas, no World Trade Center.

Wall Steet

Desça até a Lower Manhattan e aprecie o agitado cotidiano do centro financeiro de New York City. Passe pela bolsa de valores e outros importantes edifícios financeiros.

Grand Central Terminal

Conheça a maior e mais antiga estação da cidade. Daqui partem os trens rumo ao subúrbio de Nova York. E no subsolo existe um série de restaurantes.

Central Park

Outro importante cartão postal da cidade que inclusive já foi cenário de diversos filmes gravados em NYC. Vale a pena uma visita a pé, de bicicleta ou então em uma romântica carruagem.

Nova York 7
Onde comer

Assim como São Paulo, você encontrará todo tipo de gastronomia na cidade, o que faz com que ela não tenha uma “cozinha” propriamente típica.

Carrinhos pelas ruas irão vender os famosos hot dogs e outras especialidades árabes. Pretzels e donnut’s te farão sentir um pouco nova iorquinos. Pizzas a 99 centavos o pedaço, são vendidas próximo à Port Authority e os Starbucks estarão por toda parte.

Se pintar uma vontade de comer comida chinesa, Chinatown estará bem ao lado da Little Italy onde você encontrará também saborosos pratos de massa. Mas confesso que a melhor massa que encontramos foi no Chelsea Market, no restaurante Giovanni Rana. Sem contar que nesse mesmo mercado, para aqueles que gostam, o The Lobster Place oferece lagostas fresquinhas.

De uma forma geral, você irá encontrar restaurantes de todos os tipos em praticamente todos os lugares da cidade.

Dicas

Recomendamos, em um de seus dias pela cidade, ver o pôr do sol a partir do Brooklyn até as luzes de Manhattan se acenderem. É uma incrível imagem para se guardar na memória.

Para visitar os atrativos, pense na hipótese de adquirir um dos pass de visitação. Nós utilizamos um deles e contamos suas vantagens e benefícios no post New York City Pass.

E se quiser saber um pouco mais sobre compras na cidade de Nova York, leia nosso post sobre Compras em Nova York.

Links externos

www.nycgo.com


Seja o primeiro a comentar

Ninguem comentou ainda.

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Comente aqui

hoteis-booking





pesquise hotéis

pesquise passagens

videos

onde fica

    veja também

  1. Metrô de Nova York
  2. Bike em Nova York
  3. Compras em Nova York
  4. Aeroporto de Nova York JFK
  5. MOMA – Museum of Modern Art

twitter

Me on Google+