Dicas e Turismo

Metrô de Nova York

Assim como já falamos em posts anteriores, como Roteiro de Nova York e a Cidade de Nova York, o metrô será o meio de transporte que você mais irá utilizar quando estiver em New York City, mais precisamente, em Manhattan.

A grande questão é que à primeira vista o sistema desse subway parece um pouco confuso. Mas com a prática, você conseguirá entender e tirar a situação de letra. Abaixo, vou explicar um pouco como esse meio de transporte funciona.

Metro Nova York 2
Como funciona

Linhas

As linhas de metrô de New York são classificadas por letras, números e cores. Você consegue facilmente identifica-las, inicialmente, nas placas que estão em cada uma das entradas das estações nas calçadas, logo após que passar as catracas, nas plataformas e ao longo do caminho que percorrer dentro das estações até chegar à plataforma correta.

Essas linhas servem as regiões do Brooklyn, Queens, Bronx e Manhattan. Para Staten Island você deverá utilizar o Staten Island Railway (SIR).

Além de prestar atenção à identificação das linhas, você precisa se atentar também ao sentido que elas vão.

Por exemplo, quando estiver na rua e quiser entrar em uma estação de metrô, antes de descer as escadas, verifique se essa linha está indo no sentido que você quer, ou seja, Downtown, Uptown, Brooklyn. Podem existir, próximo a você, mais de uma entrada para a mesma linha, mas nem sempre elas seguem no mesmo sentido. E pode acontecer de não existir uma ligação interna entre elas. Essa é uma característica de algumas estações.

Outra questão é verificar se a linha que irá pegar, desce na estação desejada. Pode acontecer do trem passar pela estação, mas não parar nela porque não faz parte do seu itinerário de paradas.

Por via das dúvidas, antes de pegar o metrô, utilize o Trip Planner do site oficial do metrô de Nova York. Ele irá te fornecer as opções de itinerários que poderá utilizar. Você poderá adquirir ainda um mapa gratuito do metrô dentro das estações.

Frequencia

A freqüência dos trens, em horário de pico (seg à sex das 6:30h às 9:30h e 15:30h às 20h), é de 2 a 5 min. De 5 à 10 min das 20h à meia noite. E de 15 à 20 min da meia noite às 6:30h. Lembre-se também que por mais que o metrô de Nova York funcione 24h, não são todas as entradas às estações que ficam abertas o tempo todo.

Outro detalhe é que em horários menos movimentados, os trens possuem menos vagões. Existem nesse caso, placas pretas e amarelas que sinalizam em que altura da plataforma deverá esperar o metrô.

Plataforma

Após passar a catraca, você deverá seguir as placas em direção a plataforma que vai te atender. Note que em uma mesma plataforma podem passar mais de uma linha. Portanto, preste atenção ao letreiro lateral dos vagões que estarão identificando a linha e o sentido do trem.

E por questões de segurança, quando pegar o metrô à noite, sem muito movimento, procure aguardar o trem em uma área chamada “Off-Hour Waiting Area”. Ali com certeza existem câmeras de segurança onde um funcionário da MTA estará observando você.

MetroCard
Quanto custa

O preço de uma viagem de metrô ou ônibus local custa 2,75 dólares.

Mas existe um bilhete bem interessante, principalmente para os turistas que vão conhecer a cidade. É o Metro Card!

Este é um tipo de cartão que pode ter a validade de 7 ou 30 dias e pode ser recarregável. Ele custa 1 dólar, mais o valor da modalidade que você adquirir. Para o de 7 dias, o bilhete irá custar 30 dólares + 1 dólar. Para o de 30 dias, 112 dólares + 1 dólares.

E você poderá realizar viagens ilimitadas dentro do período escolhido por você quando adquirir o Metro Card. Ele começa a contar a partir da primeira utilização nas catracas.

Nós utilizamos o de 7 dias e adoramos. Foi a melhor opção para andar de metrô.

OBS: Caros amigos, não vai dar certo adquirir 1 cartão para mais de uma pessoa usar. Nós testamos isso e não deu certo. O metrô bloqueia o cartão temporariamente se perceber que foi utilizado mais de uma vez em um curto período. Portanto, cada um com seu Metro Card, certo?

Para informações atualizadas de valores e horários, acesse o site oficial do metrô de Nova York.

Metro Nova York 10
Arte no Metrô

Fique atento à arte que circula no metrô de Nova York!

Diferente das atrações do metrô de Paris, mas também com seu charme, você vai presenciar desde apresentações de banda, cantores solo, coros de Amishes até esculturas bem divertidas espalhadas pelas plataformas.

Links externos

new.mta.info


Seja o primeiro a comentar

Ninguem comentou ainda.

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Comente aqui

hoteis-booking





pesquise hotéis

pesquise passagens

onde fica

    veja também

  1. Aeroporto de Nova York JFK
  2. Metrô em Paris
  3. MOMA – Museum of Modern Art
  4. Compras em Nova York
  5. R.E.R. (Rede Expressa Regional)

twitter

Me on Google+