Dicas e Turismo

Isla Negra: a ilha onde repousa a poesia

Vamos dar um tempo agora nas nossas aventuras e emoções pelos belíssimos Atacama e Uyuni (mesmo porque já está tudo no ar) e retomar um pouco a nossa viagem nos primeiros dias que passamos no Chile.

Antes de subir o país, reservamos alguns dias para conhecer o “básico” para quem pisa em terras chilenas pela primeira vez. E conseguimos encaixar nesse “básico”, um lugar encantador, mas que nem todos chegam a visitar. Uma pena, pois é um cantinho onde mora a poesia e vocês descobrirão a seguir, o porquê!

Estou falando de uma localidade chamada Isla Negra, encontra-se uma das casas de Pablo Neruda. E na minha opinião uma das mais importantes pois foi onde ele passou grande parte do seu tempo e onde está enterrado junto a sua última amada. Temporariamente, em junho desse ano de 2013, seu corpo foi removido para análises pois existe uma suspeita de que ele não morreu de forma natural, mas sim, que foi assassinado. Pesquisem antes de visitar, ainda que a visita valha a pena mesmo assim.

Isla Negra, Chile 19
Onde fica

A casa de Neruda que estamos falando fica, na comuna de El Quisco, Província de San Antonio. É uma localidade litorânea do Chile (e não uma ilha), em sua porção central, chamada de Isla Negra.

Foi Neruda quem a nomeou assim e consequentemente sua casa também passou a ser chamada de Casa de Isla Negra. Lá encontram-se os corpos de Neruda e Matilde.

Isla Negra, Chile 24
Como chegar

Isla Negra está localizada a cerca de 120Km de Santiago do Chile e 2:15h de carro. É só você pegar a Rota 68 para chegar.

Se como nós, você optar por ir de ônibus rodoviário, basta comprar as suas passagens em um dos terminais de Santiago de onde partem os ônibus como Alameda ou Pajarito. E as empresas que encontramos pela internet que fazem esse trajeto são Tur-Bus ou Pullman Bus. Aparentemente é possível realizar a compra pela internet, mas nós fizemos diferente.

O dia em que visitamos a Casa de Isla Negra, estávamos em Valparaiso. Fizemos um tour no período da manhã pela cidade e depois, fomos em direção à rodoviária de Valpo comprar as passagens para o último recanto do Poeta.

Desde Santiago, o trajeto em ônibus pode durar cerca de 1:40h e o valor das passagens variam de 1.900 a 5.000 pesos chilenos. Aconselho você, quando estiver próximo do seu destino, que informe ao seu motorista ou controlador de bilhetes, que quer descer próximo a Casa de Neruda.

Assim que você descer na parada correta, vai encontrar alguns restaurantes com uns garçons que mal esperam você sair do ônibus e já convidam você a saborear seus menus turísticos. A minha dica, caso não esteja com tanta fome assim, como uma empanada em uma lanchonete na esquina da rua onde você desceu com a rua de terra que você adentrará para chegar a casa de Neruda. É uma delícia.

Nessa mesma rua em que você desceu, existe um escritório de vendas da Pullman Bus. Recomendo que já compre ou pelo menos se informe sobre o horário do último ônibus para Santiago, para não ficar na mão, caso não queira pernoitar em Isla Negra.

Isla Negra, Chile 12
Sobre a Casa de Neruda

Neruda, apaixonado pelo mar e pela vida de marinheiro que nunca foi, fez com que essa casa se tornasse mais parecida possível com um barco. Você vai perceber isso em cada um dos detalhes internos, desde sua estrutura, até seus objetos de decoração.

A casa foi construída em partes, uma seguida da outra, e ao percorre-la, vai parecer que está transitando entre compartimentos de um navio. Muitos dos objetos internos foram trazidos pelo mar até a praia de Isla Negra (como a tábua de sua escrivaninha), ou foram presenteados por seus amigos, ou ainda comprados por ele mesmo de barcos e navios aposentados, não mais em uso.

Você vai se encantar com a sua coleção de garrafas e de carrancas dentro desta casa. E se emocionar ao ver o nome de cada um de seus amigos que partiram desta para melhor, gravados no teto de madeira de seu bar particular. Dizia Neruda que esta era um forma de beber em companhia daqueles que não estavam mais fisicamente ao seu lado.

Existe uma infinidade de histórias dos objetos que naquela casa entraram e que inspiraram muitas de suas obras.

Isla Negra, Chile

Dicas

- Peça pelo audio guía antes de iniciar usa visita. Sem ele, não vai sentir a poesia que paira por ali. E inacreditavelmente, existe na no idioma português.

- Reserve previamente. Sem a reserva, não vai ter jeito. Você vai perder a sua viagem e nenhum jeitinho brasileiro vai te salvar dessa. Os chilenos são muito corretos. Portanto, acesse Fundação Neruda e faça suas reservas. E não deixe pra fazer em cima da hora. Você corre o risco de não conseguir vaga. E isso vale para as outras duas casas de Neruda também.

- É totalmente proibido tirar fotos na parte interna da casa. A partir da janela, do lado de fora, é liberado!

Links esternos

www.fundacionneruda.org


5 Comentarios

Ola´, muito bom seu post! Parabéns!
Uma dúvida, quanto tempo voc~es levaram de Valparaíso à Isla Negra?

Feito por vivi — 5 de novembro de 2013 @ 18:37



Olá Vivi, tudo bem?
Levamos cerca de 1:30h.
Abraços

Feito por admin — 21 de novembro de 2013 @ 00:03



Ola, como chama a empresa de onibus que fez o trajeto valparaiso e isla negra? Desde ja agradeço.

Feito por Vinicius — 5 de fevereiro de 2014 @ 11:56



Olá Vinicius,
se não me engano, fomos com a TurBus.
Abraços
Daniella Mendes

Feito por admin — 23 de fevereiro de 2014 @ 13:57



Olá! Não é mais necessário fazer reservas. Eles só fazem reservas de grupos escolares.

Feito por Bruna — 1 de setembro de 2015 @ 21:08



Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Comente aqui

twitter

Me on Google+