Dicas e Turismo

Como tirar o visto americano

O Dicas e Turismo, dessa vez, está organizando uma viagem para desbravar uma parte (porque aquelas terras são realmente vastas, cheias de distritos e tal) das terras norte americanas, ou seja, o território do cara que sempre aparece apontando o dedo pra você!!!

O que devo dizer… He wants us (ou pelo menos, o nosso dinheirinho nesse momento, rsrs)!

Pois bem! Bora lá visitar o Tio Sam!

Mas primeiro, sem mesmo ter a certeza de que essa viagem vai sair ou não, vamos à parte mais burocrática e pedir o Visto Americano. Afinal… um visto a mais, não faz mal a ninguém, não é?

Vamos contar abaixo os passos que seguimos para conseguir o tão temido visto!

Passo 1

Acessamos o site usvisa-info.com para preencher o formulário DS-160 (visto tipo B1/B2). Esse é o formulário a ser preenchido online, para os não imigrantes que vão visitar os Estados Unidos a turismo.

Não vou mentir pra você. O formulário é bem chatinho de preencher e não é tão rápido quanto eu pensava. Você terá, por exemplo, que fazer o upload de uma foto sua, no final do preenchimento do formulário e existem algumas exigências para isso, como: fundo branco, fisionomia natural, sem sombras na parte dos olhos, a área da foto que o seu rosto deve ocupar e etc… Aqui você encontra um tutorial sobre isso travel.state.gov.

O formulário é todo em inglês, mas eles fizeram algo bem interessante. Graças a uma
funcionalidade por eles implantada, quando você passa o cursor sobre cada questão, uma caixa de texto aparece na tela com a questão traduzida.

No decorrer do preenchimento, em um determinado momento, vão pedir o endereço de onde você ficará hospedado. Basta colocar o endereço de um hotel qualquer, em uma das cidades que pretende ficar, que está tudo certo. Não precisa ter feito a reserva nele. Afinal, sem o visto, não dá pra pensar em roteiro.

Mais pra frente, pedirão também uma referência de contato e você irá pensar… “Oras, se vou a turismo e não conheço ninguém, o que eu faço? Coloco o endereço do Obama???” Relaxe!!! Escolha uma dessas grandes lojas, ou outlets, ou um atrativo que irá visitar e coloque o endereço no formulário.

E não se assuste… Você não está míope e nem maluco. No final eles vão mesmo perguntar a você se faz parte de uma organização terrorista, se pretende explodir algo por lá ou se algum Hitler faz parte de sua árvore genealógica.

Tenha respeito e responda direito, rs. Afinal, quando estiver por lá dando uma voltinha na Wall Street, não vai querer nada explodindo em cima de sua cabeça, certo?

Após preenchido o formulário, esse irá gerar uma página de confirmação de envio. Imprima essa página.

Passo 2

Aqui é onde o Tio Sam vai pegar os seus primeiros reais pra ele!

Você irá acessar o mesmo site do Passo 1, clicar em logon, criar sua conta e pagar a taxa MRV (160 dólares).

Existem opções bem interessantes para pagar essa taxa. Você poderá optar entre boleto bancário, cartão de crédito pelo telefone e cartão de crédito dentro do próprio site.

Escolhemos a última opção e foi o máximo! Rápido, seguro e sem sair de casa! Adorei e recomendo.

Passo 3

Hora de agendar a sua entrevista e informar onde irá retirar o seu passaporte!

Nesse momento preste atenção pois, pelo que eu me lembre, a seqüência que o site te apresenta para esse agendamento é primeiro o Consulado e depois o CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto). Mas não se esqueça de que você deverá ir antes ao CASV e só depois ao Consulado.

Ao finalizar o agendamento, o site vai gerar uma confirmação. Imprima essa página também. Aqui estão 2 códigos de barras que devem ser apresentados no CASV. Um com a confirmação da entrevista e outro do pagamento da taxa.

Será o momento também de dizer se retirará o passaporte no CASV, ou se solicitará que os correios entreguem em sua casa. No último caso, terá que pagar uma taxa para o recebimento.

Passo 4

Chegou o momento de visitar o CASV. E lá é tudo muito organizado. Não adianta chegar antes. Você será atendido no horário que você agendou, junto com o grupo que também faz parte desse horário.

Aqui você irá tirar as suas digitais e foto.

Você deverá ter em mãos:
- o comprovante do preenchimento e envio do formulário DS-160 preenchido online (passo 1);
- a confirmação do agendamento de sua entrevista (passo 3);
- seu passaporte válido (onde será colocado o seu visto).

É proibido entrar com eletrônicos. Me permitiram apenas o celular, mas DESLIGADO.

Passo 5

Entrevista no Consulado… O momento mais crítico e temido por todos!!!

Mas fiquem tranqüilo. Conosco, foram todos muito simpáticos e coerentes na entrevista.

Assim como o CASV, não adianta chegar antes. Será atendido no horário agendado por você. Leve o seu passaporte, os mesmos papéis que levou ao CASV e o arsenal de comprovação de vínculos no Brasil: carteira de trabalho assinada, contas em seu nome, contrato de propriedade de imóvel/automóvel, informe de rendimento e etc.

No final da página de confirmação de agendamento existe uma relação bem legal de documentos, não obrigatórios, mas recomendados.

Ainda que tenhamos preparado tudo isso… Não chegamos a abrir nossas pastas. Isso não foi solicitado. E as perguntas que nos fizeram foram totalmente plausíveis, como: Quais cidades irá visitar? Quem vai pagar pela sua viagem? Qual a sua profissão? Qual a sua formação acadêmica? E coisas do gênero.

Foi bem rápido!

Passo 6

Para quem, como nós, irá retirar o passaporte com o visto americano, no CASV.

Assim que nosso visto ficou pronto, recebemos um e-mail do consulado dizendo para agendarmos o horário para retirar o passaporte. Nesse mesmo e-mail havia um link de onde faríamos o agendamento. Imprimam também essa confirmação e levem no dia de apresentação ao CASV.

Nosso visto levou apenas 6 dias corridos para ficar pronto. Fizemos a entrevista no consulado americano em uma quarta e na terça, pela manhã, recebemos esse e-mail.

DICA

Não compre suas passagens, reserve hotéis ou outras coisas do gênero sem antes ter o seu visto em mãos. Nunca se sabe… Seu visto pode ser negado, passaporte extraviado ou qualquer outra situação desagradável que não quero pensar no momento. E a única coisa que eu sei, é que se isso acontecer vai ter que alterar suas passagens e hotéis. E companhias cobram multas para isso e diferença de tarifas, caso existam.

Portanto, só pense em reservas e compras, após ter o seu passaporte em casa, ok?

No consulado americano não é permitido entrar com nenhum dispositivo eletrônico. Nem mesmo o celular desligado. Você pode deixar suas coisas dentro do carro, nos estacionamentos que existem por lá, que cobram o valor de 15 a 20 reais. Ou então em um guarda volumes, em frente ao consulado, que cobra 5 reais.

Endereços CASV

Segunda-feira a Sexta-feira – 7:00 às 18:00
Domingo – 13:00 às 18:00

CASV São Paulo – Pinheiros
Gualter Building – Av. São Gualter, 308- Alto de Pinheiros
São Paulo- SP 05455-000

CASV São Paulo – Vila Mariana
Av. José Maria Whitaker, 370- Vila Mariana
São Paulo- SP 04057-000

CASV Rio de Janeiro
Edifício Lagoa Corporate – Rua Humaitá, 275- Loja A
Bairro: Humaitá- Rio de Janeiro- RJ 22261-001

CASV Brasília
Ed. Venâncio 2000 SCS, Qd 8 Bl B60 sala 340 – Setor Comercial Sul
Brasília, DF 70333-900

CASV Recife
Comercial Bandeira – Av. Herculano Bandeira, 949- Pina
Recife- PE 51110-130

CASV Belo Horizonte
Ed. Celta – R. Maranhão, 310 – Loja 1 – Santa Efigênia
Belo Horizonte- MG 30150-330

Para informações atualizadas de horários e endereços, acesse travel.state.gov.

Endereços – Consulado dos Estados Unidos

Consulado Americano em São Paulo
Rua Henri Dunant, 500, 
Chácara Santo Antônio,
São Paulo, SP – CEP: 04709-110

Consulado Americano no Rio de Janeiro
Av. Presidente Wilson, 147 Castelo
Rio de Janeiro, RJ – CEP: 20030-020
Entrada pela Rua Santa Luzia

Consulado Americano em Recife
Rua Gonçalves Maia, 163
Bairro Boa Vista Recife, PE – CEP: 50.070-060

Consulado Americano em Brasília
SES – Av. das Nações, Quadra 801, Lote 03, via L-2 
Brasília, DF – CEP: 70403-900

Links externos

usvisa-info.com


2 Comentarios

Olá, tenho um dúvida. Quero ir para Orlando no ano que vem com minha namorada, moramos juntos e vou bancar a viagem dela. Gostaria de saber se posso marcar a entrevista como casados para fazermos juntos? Att.

Feito por Marcus — 29 de janeiro de 2014 @ 14:32



Não mesmo! Não minta. Seja claro e explique que moram juntos no momento da entrevista, que poderá ser marcada para a mesma data e horário no site.
Eles verão que estarão juntos e chamarão vocês ao mesmo tempo.
Comigo foi assim. Sou casada na Itália, mas aqui somos apenas namorados. E nos apresentamos como noivos.
Fizemos a entrevista juntos e pronto! Tudo certo!

Feito por admin — 31 de janeiro de 2014 @ 01:28



Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Comente aqui

twitter

Me on Google+