Dicas e Turismo

Carnaval no Rio de Janeiro 2013

Post feito em parceria com HostelBookers

Não sei você… Mas eu já estou decorando o samba enredo da escola pela qual eu vou desfilar esse ano. Estou com altas expectativas sobre essa experiência e não vejo a hora desse dia chegar. Mas por enquanto estou só aquecendo e por isso o desfile para o qual estou me preparando será o do Carnaval de São Paulo. Mas, me aguardem, pois o ano que vem tentarei ir para o Rio e participar do consagrado e mundialmente famoso evento que é o Carnaval do Rio de Janeiro.

E não digo isso só pelos dias em que os desfiles oficiais acontecem, mas também por conta de toda a programação realizada na cidade carioca. Dos bailes de rua aos shows da Sapucaí.

Para quem não sabe, existem bairros que se organizam e desfilam nas ruas. Ou apenas pessoas que se fantasiam e saem para os bailes.

Ainda que as origens dessa festa estejam lá atrás, na época do romanos e de seus rituais primaveris, sua propagação foi tamanha que a festa acabou tocando o solo brasileiro, trazida pelas naus portuguesas, por volta de 1850. Demos o nosso toque especial, e hoje somos referência nesse tipo de evento. Em especial, nossos amigos cariocas, que chegam a receber cerca de 500 mil visitantes por ano – brasileiros e estrangeiros – para esse evento.

Essa festa, que acabou nos rendendo o maior feriado do ano, acontece quase sempre no mês de fevereiro. Sua duração é de 4 dias, começando no sábado e terminando na terça-feira. Esse ano, o feriado será de 9 à 12 de Fevereiro, sem contar com o dia 13, a quarta-feira de cinzas, o que sobrou do “fogo” daqueles dias (brincadeira, rsrs).

Carnaval Rio 2
Programação do Carnaval do Rio

Todas as festas desses dias, em todas as partes da cidade começam oficialmente com a coroação do Rei Momo, quando este recebe do prefeito, a chave da cidade.

Mas mesmo antes desse dia, já estão acontecendo os chamados ensaios técnicos das escolas de samba no Sambódromo. Elas se preparam para o grande dia. E o último dia desses ensaios deve acontecer no último domingo que antecede o desfile oficial.

As escolas também promovem ensaios preliminares em suas quadras, antes disso.

Os Bailes que anteriormente falei também começam a rolar no dia 9 de fevereiro. Como exemplo, temos o sofisticado Baile Mágico no Hotel Copacabana Palace, os temáticos bailes da Avenida Treze de Maio (Bailes do Scala Rio), o Lapa Rio Folia (todas as noites, a partir das 20h, embaixo dos boêmios Arcos da Lapa) entre outros.

As festas de rua podem acontecer, pra falar a verdade, desde antes do início deste feriado. E a mais organizada delas, caso queira saber, é a festa da região da Cinelândia. Começa por volta das 17h e se estende até às 3h, todos os dias, de sexta à terça. Dizem que o público aqui é mais familiar. São pessoas, às vezes com mais idade, que tentam relembrar os tempos dos antigos carnavais.

Os arredores do sambódromo também podem ser classificados como uma dessas festas de rua. Alí estão os foliões que já desfilaram ou estão prestes a desfilar, fazendo o seu esquenta ou então, apenas pessoas animadas que vão para curtir o clima de carnaval e se divertir.

Se quiser saber mais, veja aqui a programação completa do carnaval. E para os eventos que acontecerão nos carnavais de rua, veja o site do Carnaval de Rua Rio 2013.

Carnaval Rio
Ingressos para o Carnaval 2013

Se ficou entusiasmado a ponto de despertar a vontade de ver essa festa, acesse o site www.rio-carnival.net. Ele mostra o mapa dos setores da Sapucaí, os tipos de lugares (arquibancadas, camarotes, frisas e cadeiras numeradas).

E lembre-se, antes de comprar os ingressos pela internet, busque sempre o site oficial do carnaval. Não deixe de ler os termos e condições e procure por boas recomendações para evitar problemas.

Rio de Janeiro 2
Onde ficar

E para curtir todos esses dias de intensa folia, certamente precisará de um lugar para descansar (se é que isso acontecerá em algum momento). Dê então uma olhada no portal de reservas do HostelBookers. Não sei se você sabe, mas agora o portal tem uma versão também em português, o que facilita o entendimento do descritivo das hospedagens e de todo o processo de reserva. Basta acessar o site do HostelBookers em português e escolher a hospedagem que tem mais a sua cara.

Rio de Janeiro
O que ver no Rio de Janeiro

E já que vai estar por aqui, não deixe de visitar alguns lindos e importantes pontos da cidade como o encantador Jardim Botânico, o famoso trio de praias Copacabana, Ipanema e Leblon, subir até os pés do Cristo Redentor, admirar a baía do alto do Pão de Açúcar e tirar lindas fotos da colorida escadaria Selarón. Agora um legado do artista que, infelizmente, nos deixou recentemente.

Enfim, divirta-se e tente aproveitar um pouco da cidade maravilhosa.

Links externos

www.rio-carnival.net

www.rioguiaoficial.com.br


Seja o primeiro a comentar

Ninguem comentou ainda.

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Comente aqui

hoteis-booking





pesquise hotéis

pesquise passagens

videos

onde fica

    veja também

  1. Carnaval Rio de Janeiro 2011
  2. Venha curtir o Carnaval em Salvador
  3. Queen’s Day em Amsterdam
  4. Virada Cultural 2009
  5. Natal na Disney

twitter

Me on Google+