Dicas e Turismo

Aeroporto de Nova York JFK

Os 3 principais aeroportos de New York City são: La Guardia (LGA – 15 Km de Manhattan), Newark Liberty International Airport (EWR – 25 Km de Manhattan) e o mais utilizado, John F. Kennedy International Airport (JFK – 27 Km de Manhattan).

Para chegar a NYC, utilizamos a rodoviária Port Authority pois realizamos o trecho Washington – Nova York em ônibus. Mas para retornar ao Brasil, nosso voo da TAM partiu do movimentado JFK que está localizado em Jamaica.

Esse aeroporto opera 24h e possui 6 terminais operantes que servem aproximadamente 90 companhias aéreas. Para circular entre um terminal e outro, ou mesmo para chegar ao estacionamento, é possível utilizar o chamado AirTrain.

AeroportoNovaYork_5

Aeroporto de Nova York - JFK_1
Serviços

- Restaurantes e lanchonetes como Dunkin’ Donuts, Starbucks, Au Bon Pain, McDonald’s, CIBO Express Gourmet Market, Subway, Auntie Anne’s e outros.
- ATMs (caixas eletrônicos) e casas de câmbio.
- Duty Free
- Lojas como L’Occitane, Oakley, Mont Blanc, Michel Kors, Victoria’s Secret e outras.
- Livrarias e periódicos.
- Porta bagagem.
- Serviço médico e de assistência ao turista.
- Capela, Centro de Informações e estacionamento.
- Hotel próximo Garden Inn e Suites.

Aeroporto de Nova York - JFK_2
Companhias aéreas

American Airlines, Aerolineas Argentinas, TAM, United Airlines, Delta, Copa Airlines, Avianca, British Airways, Aeroméxico, Air Europa, Air Canada, Air China, Air France, Alitalia, ANA, Caribbean, Emirates, Etihad, Jet Blue, Lufthansa, Qatar, US Airways, Virgin e outras.

Aeroporto de Nova York - JFK_3
Como chegar e sair do aeroporto de Nova York

AirTrain

Uma espécie de trem aéreo que circula entre os terminais do aeroporto e também auxilia quem quer sair ou chegar a ele. Ele conecta o aeroporto ao sistema de metrô de Nova York, ônibus coletivos e trem para Long Island. Essa seria a forma mais barata de realizar o trajeto até diferentes destinos de New York City e New Jersey. E nesse caso, trânsito não seria um fator preocupante.

Para circular entre os terminais ou até mesmo até o estacionamento o serviço é gratuito.

Para chegar até Manhattan, o AirTrain te leva até a Jamaica Station. De lá você segue para qualquer parte da ilha. Caso seu destino seja Midtown, o custo do trajeto será de aproximadamente $7,50.

Para planejar o seu trajeto e ver o valor atualizado, acesse o site do metrô de Nova York.

NYC Airporter

Um tipo de shuttle que conecta o aeroporto a determinados pontos de Nova York como Grand Central Station, Penn Station e Port Authority Bus Station. E também entre aeroportos como JFK, La Guardia e Newark. A freqüência de saída é de 30 min.

O valor do trecho é de aproximadamente 16 dólares, e a ida e volta, 29 dólares. E é permitido apenas 2 malas (como as despachadas no aeroporto) por passageiro. Você pode comprar os bilhetes através do site da NYC Airporter ou no local diretamente com os funcionários que ficam próximos às saídas emitindo os bilhetes e auxiliando no embarque.

Taxi em JFK

A primeira dica é utilizar sempre taxis credenciados.

Esses podem te levar de um terminal a outro, ou até diferentes partes de Nova York. Eles podem trabalhar com tarifas normais (taxímetro) ou com a chamada Flat Fare, que do aeroporto a Manhattan, custa em torno de 52 dólares.

Mas lembre-se, na Flat Fare não está incluído o valor do pedágio que existe para se entrar na ilha.

Para ter mais detalhes sobre taxis, inclusive empresas credenciadas, acesse o site do aeroporto de Nova York.

Vans

Em nossa viagem, verifiquei ainda que existiam uma série de vans que partiam da estação Port Authority em direção ao JFK. Não chegamos a utilizá-las pois não conhecíamos as empresas. Algumas pareciam até ser clandestinas.

Optamos mesmo pelo NYC Airporter.

Entre aeroportos

O NYC Airporter realiza trajetos entre o JFK, La Guardia e Newark. Mas também é possível fazer o percurso entre JFK e Newark com o AirTrain.

Existem ainda alguns serviços de shuttle que realizam essa viagem. Nessa página encontrará informações detalhadas sobre conexões entre aeroportos.

Aeroporto de Nova York - JFK_4
Dicas

Vai notar que no aeroporto JFK não existe aquele serviço para embalar as malas antes de despachar, afim de protegê-las. E isso se deve ao fato do controle de bagagem ser muito rigoroso por ali. Se eles precisarem estourar o cadeado para abrir sua mala e olhar mais detalhadamente, o farão e colocarão dentro um bilhete dizendo que por segurança tiveram que fazer e não se responsabilizam pelos danos, ou seja, não vão pagar o seu cadeado se é que esse foi o único prejuízo causado.

Portanto, não caia na besteira de comprar insulfilm no supermercado e embalar você mesmo. Na hora de despachar, vão solicitar que você remova todo o plástico.

Links externos

www.panynj.gov.


Um Comentario

Simplesmente incrível… Mesmo antes de sair do aeroporto a viagem já começa a ficar interessante.

Feito por Pousada em Florianópolis — 13 de fevereiro de 2014 @ 23:14



Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URL

Comente aqui

hoteis-booking





pesquise hotéis

pesquise passagens

onde fica

    veja também

  1. Compras em Nova York
  2. Nova York
  3. MOMA – Museum of Modern Art
  4. Metrô de Nova York
  5. Hotel em Nova York – Yotel NY

twitter

Me on Google+